O primeiro livro impresso da história: a Bíblia de Gutenberg

Em 30 de setembro de 1452, começa a produção do primeiro livro impresso do mundo: a Bíblia de Gutenberg

O primeiro livro impresso da história: a Bíblia de Gutenberg
O livro foi impresso em dois volumes distribuídos em 1.282 páginas com 42 linhas cada (Foto: Wikimedia)
Em 30 de setembro de 1452 começa a produção do primeiro livro impresso do mundo: a Bíblia de Gutenberg. Johannes Gutenberg trabalhou na cidade de Mainz, na Alemanha, ao lado de 20 colaboradores durante três anos para imprimir sua obra.

Gutenberg imprimiu a sua transcrição da Bíblia em latim em dois volumes distribuídos em 1.282 páginas com 42 linhas cada, resultando em aproximadamente três milhões de caracteres. Foram impressas 180 unidades até o ano de 1455, mas apenas 48 exemplares estão conservados até hoje.

Filho de uma família aristocrata ligada à indústria metalúrgica alemã, Gutenberg realizou experimentos com tipos metálicos móveis, fabricados através de um molde. Ele aperfeiçoou o sistema de impressão de livros, que na época era um processo de transcrição manual longo e que ocupava o trabalho de muitas pessoas.

O texto original do livro é a tradução em latim conhecida como Vulgata, feita por São Jerônimo no século IV. A Bíblia foi toda impressa em colunas duplas e utiliza uma tipografia gótica. Letras maiúsculas nos títulos foram ornamentadas à mão e são coloridas. A Bíblia de Gutemberg é considerada uma obra-prima da impressão e do artesanato refinado.

O livro é considerado uma grande evolução no processo de impressão, e rapidamente sua invenção se espalhou por toda Europa e mais tarde pelo mundo.

Tipógrafos-A B-42 de Gutenberg (1452-1455)
Biblioteca Mundial Digital-A Bíblia de Gutenberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *