Bolsonaro diz que Merkel garantiu ação europeia pela Amazônia

Órgão europeu avaliará queimadas na América do Sul

Deu no G1

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em uma rede social nesta sexta-feira, dia 30, que conversou com a chanceler alemã Angela Merkel sobre as queimadas na Amazônia. Segundo o presidente, ficou decidido que o Serviço Europeu de Ação Externa avaliará a situação das queimadas na América do Sul a pedido da Alemanha. “No dia de hoje tive uma conversa bastante produtiva com a chanceler Angela Merkel, a qual reafirmou a soberania brasileira na nossa região amazônica”, publicou o presidente.

Jair M. Bolsonaro

?@jairbolsonaro

Hoje tive uma conversa bastante produtiva com a Chanceler Ângela Merkel, a qual reafirmou a soberania brasileira na nossa região amazônica. A pedido do Governo Alemão, o Serviço Europeu de Ação Externa foi mobilizado para avaliar a situação das queimadas na América do Sul.

4.889 pessoas estão falando sobre isso

DESMATAMENTO – Há cerca de três semanas, no último dia 10, o governo alemão suspendeu a doação de R$ 155 milhões para projetos de proteção da floresta amazônica e da biodiversidade. Na ocasião, a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, afirmou que a decisão havia sido tomada porque a política do governo brasileiro para a região amazônica “deixa dúvidas se ainda se persegue uma redução consequente das taxas de desmatamento”. Quando a Alemanha anunciou a decisão, Bolsonaro afirmou que o Brasil não precisa do dinheiro do país. Além disso, o presidente sugeriu à Noruega, que também suspendeu doações, enviar o dinheiro para a Alemanha investir em reflorestamento. Nesta quinta-feira, dia 29, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Bolsonaro, afirmou que o Brasil não deve se “prostituir” por doações para a Amazônia.

###

ÍNTEGRA

Leia a íntegra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência sobre o assunto:

Com relação ao telefonema realizado na tarde de hoje (30 Ago), entre o Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, e a Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, o Senhor Presidente informou que foi um contato franco e cordial onde agradeceu o esforço dos países em colaborar com Brasil, na missão de combater as queimadas sazonais que ora afetam a Amazônia Legal. Atualizou também a Chanceler quanto aos esforços despendidos até o momento, os êxitos alcançados e ratificou a posição brasileira de não cogitar qualquer discussão quanto à soberania do nosso território, bem como sobre a governança de eventuais recursos e apoios que possam ser concedidos ao Brasil. Por fim, deixou claro que em relação ao Presidente Macron, da República Francesa, sua posição firme tem caráter pessoal em face dos ataques perpetrados por aquele Chefe de Estado contra a sua pessoa e contra o nosso País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *