Fernando Maia lança ‘Livro das Violências Hiperbólicas’

Lançamento do Livro das Violências Hiperbólicas será neste sábado (10), a partir das 17h, na Rua Mamed Simões

Lançamento do Livro das Violências Hiperbólicas será neste sábado (10), a partir das 17h, na Rua Mamed SimõesFoto: Divulgação

O lançamento do “Livro das Violências Hiperbólicas”, do escritor Fernando Maia será realizado neste sábado (10), a partir das 17 h, no bar Bestafera, na rua Mamede Simões, bairro de Santo Amaro. A obra apresenta onze contos, divididos em uma parte de violências inimagináveis e outra de violências verossímeis.

Na primeira, as peças transitam ora por algum experimentalismo na linguagem, ora por formas narrativas mais fantásticas: um conto em versiprosa, no qual se planeja um homicídio, um gato guerreiro que deslaça pescoços com as garras, bacamartes de estrondo hiperbólicos.

Na segunda parte, a violência se apresenta hiperbólica em linchamentos perpetrados por populares, em conflitos fundiários, nas reações extremas do indivíduo comum farto do seu brutal dia-a-dia, nos acidentes rodoviários. Se o inimaginável se entende pela forma como são narradas as violências na primeira parte, é na verossimilhança das temáticas que a violência se expressa, na segunda.

Além de inevitavelmente assumir o caráter de estudo filosófico ou sociológico da violência, é como expressão estética sublime, apresentada em várias formas, que Fernando Maia apreende a questão mais intrigante e essencial da humanidade.

livro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *