Marcos Pontes anuncia militar no comando do Inpe

No entanto, ministro afirmou que é uma chefia interina

Ministro Marcos Pontes Foto: Divulgação/MCTIC

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes anunciou Darcton Policarpo Damião no comando interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O oficial da Aeronáutica ocupará o lugar de Ricardo Galvão, que foi exonerado na última sexta-feira (2).

Pontes afirmou que estava analisando currículos e que seria fundamental um sucessor com experiência na questão do desmatamento e habilidades em gestão.

Segundo a Plataforma Lattes de Darcton, ele tem doutorado em em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). O tema de sua tese de doutorado foi o desmatamento na Amazônia. Antes disso, ele fez mestrado em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe.

A exoneração de Ricardo Galvão aconteceu após a divulgação de dados sobre o desmatamento na Amazônia. Para o presidente Jair Bolsonaro, Galvão deveria ter consultado a ele e ao ministro antes de divulgar o levantamento.

– A Amazônia tem um potencial incalculável. Por isso, o mundo está de olho nela. Por isso, alguns maus brasileiros ousam fazer campanha com números mentirosos contra a nossa Amazônia – disse o presidente nesta segunda-feira durante um evento na Bahia.

Deixe uma resposta