O navegador Vasco da Gama iniciou o Caminho das Índias

Em 8 de julho de 1497, o português inciou sua expedição marítima, na qual conseguiu chegar às Índias atravessando os oceanos Atlântico e Índico

O navegador Vasco da Gama iniciou o Caminho das Índias
Vasco da Gama foi nomeado Vice-rei da Índia (Foto: Wikimedia)

Em 8 de julho de 1497, o navegador português Vasco da Gama inciou sua expedição marítima, na qual conseguiu chegar às Índias atravessando os oceanos Atlântico e Índico. A expedição foi autorizada pelo rei de Portugal, D. Manuel I, sob a bênção da hierarquia da Igreja Católica. Sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança no fim do mês de março para atingir as Índias em maio de 1498, estabelecendo a “rota das especiarias”.

Em 1502, ele comandou sua segunda viagem à Índia, que tinha como objetivo estabelecer feitorias e entrepostos comerciais na África e na Índia, além de revidar os maus tratos sofridos pela esquadra de Cabral, que chegara ao local no fim de maio de 1500. Vasco da Gama bombardeou Calicute por dois dias e duas noites até que se rendesse.Então, ele fez aliança com os reis de Cochim e Cananor, impondo condições comerciais favoráveis aos portugueses. Em 10 de novembro de 1503, chegou de volta a Portugal com as caravelas carregadas de especiarias.

Em 9 de abril de 1524, a pedido de dom João 3º (filho de D. Manuel), Vasco da Gama fez a terceira viagem ao oriente, na qualidade de Vice-rei da Índia. Seu dever era organizar a administração portuguesa e pôr fim aos abusos e desmandos dos fidalgos portugueses que cuidavam das feitorias.

Fonte:
OperaMundi-Vasco de Gama chega à Índia
Uol Educação-Vasco da Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *