Petrobras vai vender 50% de suas refinarias

Medida visa reduzir a participação da empresa no setor para estimular a concorrência

Petrobras vai vender 50% de suas refinarias
As refinarias que serão vendidas têm capacidade de refinar 2,2 milhões de barris por dia (Foto: Agência Brasil)
Petrobras vai vender metade de suas refinarias, a partir de junho deste ano, como parte da estratégia traçada por Paulo Guedes, para promover o que o ministro da Economia chamou de “choque de energia barata”, em uma entrevista dada ao jornal Folha de S.Paulo, no início deste mês.

O anúncio da venda foi dado na última terça-feira, 16, durante o encontro de representantes da empresa e líderes do governo.

Segundo o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a venda das refinarias reduz a participação da empresa no setor, estimulando, assim, a concorrência direta. As refinarias que serão vendidas ficam nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Juntas, elas têm a capacidade de refinar 2,2 milhões de barris por dia.

A Petrobras espera que, com a venda das refinarias, sejam arrecadados entre US$ 10 bilhões e US$ 15 bilhões. O objetivo é usar o dinheiro para reduzir as dívidas da empresa.

Para o projeto ser oficializado e as vendas se iniciarem, a Petrobras precisa apresentar seu plano ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A empresa anunciou a contratação de nove bancos para conduzir as ofertas de ações BR Distribuidora. Após o anúncio, a Caixa comunicou a Petrobras que está estudando a venda das ações que possui na petroleira.

O monopólio, para a Petrobras, é considerado como uma armadilha, uma vez que, quando o governo intervém nos preços, a empresa acaba perdendo capital por vender abaixo do preço de custo.

A estratégia da companhia com a venda é concentrar as atividades de exploração e produção, principalmente na área do pré-sal.

Segundo analistas, a interferência do governo Bolsonaro em ter vetado o aumento do diesel pode prejudicar as futuras negociações da empresa. Durante coletiva de imprensa que ocorreu no Palácio no Planalto, os ministros Paulo Guedes e Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmaram que a definição dos preços do diesel cabe única e exclusivamente à Petrobras.

Apesar da afirmação dos ministros, a Petrobras ainda não informou quando retomará o aumento de preços.

Fonte:
O Globo-Petrobras venderá 50% de suas refinarias a partir de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *