Às vezes dizemos que estamos cansados, quando na realidade nos sentimos tristes

Às vezes nos sentimos desafinados, envoltos em um cinza e branco diários, vazios e sem sentido. Quando nos perguntam o que está errado, dizemos que estamos cansados, apenas isso e nada mais. No entanto, sob esse esgotamento sem forma ou razão esconde-se a tristeza, aquele amigo que é aparece sem permissão na mente e no coração.

Imagem relacionada

Às vezes nos sentimos desafinados, envoltos em um cinza e branco diários, vazios e sem sentido. Quando nos perguntam o que está errado, dizemos que estamos cansados, apenas isso e nada mais. No entanto, sob esse esgotamento sem forma ou razão esconde-se a tristeza, aquele amigo que é aparece sem permissão na mente e no coração.

Todos nós já experimentamos essa mesma situação em algum momento. Quando a fadiga é adicionada àquela emoção pegajosa, lânguida e profunda como a tristeza, não hesitamos em ir ao “Dr. Google” em busca de um possível diagnóstico. Instantaneamente aparecem termos como “depressão”, “anemia”, etc.

Quando a tristeza se instala em nós, nós imediatamente a concebemos como algo errado, como algo patológico, do qual somos instantaneamente liberados como se alguém estivesse sacudindo poeira ou sujeira das roupas. Não gostamos disso e queremos nos defender dela sem parar para sequer entender sua anatomia, mergulhar em seus cantos e recantos melancólicos para adquirir uma aprendizagem muito mais profunda de nós mesmos.

Na verdade, às vezes esquecemos que a tristeza não é um transtorno, que a tristeza e a depressão não são as mesmas coisas. Enquanto essa emoção não se estender ao longo do tempo e não interferir continuamente no nosso modo de vida, temos uma boa oportunidade, por mais paradoxal que seja, de avançar e crescer como pessoas.

Estamos sempre cansados, mas sob esse cansaço pode haver algo mais

Às vezes passamos momentos assim, aqueles em que nos sentimos cansados ??e levantamos da mesma maneira. Podemos ir ao médico e, ainda assim, as análises nos dirão que não há desequilíbrio hormonal, deficiência de ferro ou qualquer outra patologia de origem orgânica. É muito possível que o profissional de saúde nos diga que pode ser a mudança de estação, uma pequena distimia típica do outono ou da primavera. Algo muito leve e que pode ser resolvido com um tratamento farmacológico pontual e limitado no tempo.

Agora, há estados emocionais que não requerem a ajuda de medicamentos para serem resolvidos. Entretanto, ao experimentar seu impacto psicossomático em nosso corpo, é normal que nos assustemos e cometamos o erro de tratar o sintoma sem primeiro abordar o foco do problema: a tristeza.

Por que nos sentimos cansados ??quando estamos tristes?

Os mecanismos cerebrais que governam nossos estados emocionais são bem diferentes um do outro. Enquanto alegria ou efusão originam toda uma série de conexões e hiperatividade em nossas células e regiões cerebrais, a tristeza é muito mais austera e prefere economizar em recursos. No entanto, ela faz isso para um propósito muito específico. Vamos analisar em detalhes.

. É interessante saber também que a estrutura que assume controle em nosso cérebro é a amígdala, mas tenha cuidado, apenas uma parte dela, especificamente, a parte direita.

. Esta pequena região do cérebro é o que nos induz a essa sensação de abstinência, de inatividade, de fadiga física … Toda essa descida de energia tem em si um objetivo: favorecer a introspecção.

Da mesma forma, estados de tristeza reduzem nossa capacidade de atenção em todos os estímulos externos que nos cercam. Isto é assim por uma razão mais que óbvia: o cérebro tenta nos dizer que é hora de parar e pensar, refletir sobre certos aspectos da nossa vida.

Coisas que devemos aprender sobre esses estados ocasionais associados à tristeza

A tristeza ocasional, que nos abraça por alguns dias e nos faz sentir cansados, arrependidos e desconectados da nossa realidade é algo que não podemos ignorar. Tratar os sintomas, resolver nosso cansaço com vitaminas ou nossa dor de cabeça com analgésicos é inútil se não chegarmos à raiz real do problema.

Em caso de não fazê-lo, no caso de não parar e atender o que é perturbador, irritante ou preocupante, é possível que esta bola cresça e a tristeza seja mais extensa. Portanto, pode ser útil refletir sobre uma série de dimensões sobre essa emoção que, sem dúvida, esclarecerá alguns pequenos detalhes.

Três “virtudes” sobre a tristeza que devemos entender

. A tristeza é um aviso. Apontamos antes, a perda de energia, estar cansado e com falta de recursos mentais para desenvolver no dia a dia são apenas sintomas de um problema óbvio que devemos resolver.

. A tristeza como resultado do desapego. Às vezes o nosso próprio cérebro já está nos avisando de algo que nossa mente consciente não para de tomar: “É hora de parar essa relação”, “esse objetivo que você tem em mente não será cumprida”, “você não está feliz nesse trabalho , você está queimando, você está sendo violado: talvez você devesse deixá-lo “…

. Tristeza como instinto de conservação. Este fato é curioso e devemos lembrar: Às vezes, a tristeza nos convida a “hibernação” desligar temporariamente da nossa realidade para conservar os recursos … É uma ocorrência comum quando, por exemplo, nós sofremos uma decepção, lá onde sempre refletem saudável alguns dias em estreita recordação, a fim de salvaguardar a nossa auto-estima, a nossa integridade …

Para concluir, como podemos ver, há momentos em nossa vida onde a fadiga tem pouco físico e sim muito emocional. Longe de ver a tristeza como desordem a ser tratada, devemos vê-la como uma voz interna a ser ouvida, como uma emoção valiosa e útil, essencial para o crescimento do ser humano.

Tradução do site La Mente es Maravillosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *