É abolida a escravatura em todos os domínios portugueses

Em 25 de fevereiro de 1869, foi decretada a lei que abolia a escravidão em Portugal e seus domínios

É abolida a escravatura em todos os domínios portugueses
A opinião europeia aos poucos eliminou o envolvimento de Portugal com o comércio internacional de escravos (Foto: Wikimedia)
Em 25 de fevereiro de 1869, a escravidão foi abolida em Portugal e todas as suas colônias. Em 19 de setembro de 1761, uma legislação do Marquês de Pombal impediu o transporte de escravos da África para Portugal. Em 16 de janeiro de 1773, foi aprovada uma legislação para emancipar os escravos negros vivendo em Portugal. O comércio foi proibido, mas a prática de manter escravos continuou no país. Apesar da lei, comerciantes de escravos eram frequentemente processados.

No século XIX, a opinião europeia aos poucos eliminou o envolvimento de Portugal com o comércio internacional de escravos. Em 1854, todos os escravos que eram propriedade do governo português foram libertados. Dois anos depois, todos os escravos das cidades, organizações religiosas e igrejas também foram libertados, assim como crianças nascidas de mães escravas.

Finalmente, o governo português, liderado pelo Marquês de Sá da Bandeira, passou a lei, em 25 de fevereiro de 1869, que abolia a escravidão em Portugal e todas as suas colônias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *