Ministro do Desenvolvimento Regional visita Sudene

Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto se reuniu com o superintendente da Sudene Mário Gordilho

Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto se reuniu com o superintendente da Sudene Mário GordilhoFoto: Divulgação

Em sua agenda em Pernambuco, nesta sexta-feira (08), ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto visitou a sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. No encontro com o superintendente da autarquia, Mário Gordilho, discutiu temas relacionados ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), cujas ações estão sendo consolidadas pela Superintendência, em parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU) do MDR.

Gustavo Canuto reuniu os servidores e falou do “papel de extrema importância da Sudene para a política de desenvolvimento regional”. Ele ressaltou que esse foi uma temas das reuniões realizadas com os governadores da Paraíba e de Pernambuco, quando ficou clara a importância de fortalecer a instituição. “Não consigo imaginar um desenvolvimento efetivo da região sem a existência de uma Superintendência pensando a política”, reforçou.

Para o ministro é necessário basear a gestão no PRDNE, focando as ações no planejamento e na busca de soluções para os gargalos enfrentados pela Região, como a baixa renda e as dificuldades de acesso à agua. Canuto afirmou que a articulação com o Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) e com os estados tem um papel fundamental para a implantação das políticas públicas voltadas para a Região.

Em sintonia com o ministro, o superintendente Mário Gordilho falou da importância de alavancar ações que garantam à população da área de atuação da Sudene o acesso aos recursos hídricos. Destacou, ainda, a necessidade de transformar o PRDNE em uma diretriz de governo para a Região Nordeste.

Casa Civil do Governo Federal tem coordenado o comitê estratégico voltado para os interesses da Região Nordeste, que também contará com contribuições das Pastas da Saúde; Agricultura; Ciência e Tecnologia; Educação; Mulher, Família e Direitos Humanos e Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *