‘Candidatura está decidida, é um caminho sem volta’, diz Danilo sobre JHC

Danilo Cabral (PSB)

Danilo Cabral (PSB)Foto: Sérgio Francês/Divulgação

Às vésperas da votação que decidirá a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Federal, o Partido Socialista Brasileiro (PSB)decidiu, em reunião nesta terça-feira (29), pela indicação do nome do deputado alagoano João Henrique Caldas como nome da legenda para concorrer à presidência da Casa. O deputado federal Danilo Cabral conversou com o Blog da Folha sobre a decisão.

“A decisão do partido foi coerente com o que é a expectativa da sociedade: que a gente tenha a frente dos destinos da câmara alguem que possa gartantir a Casa como um poder independente e que não seja um puxadinho do executivo no governo”, comentou Danilo, que avaliou acertada a indicação do nome de JHC.

“Para preservar as prerrogativas da própria bancada, para que a minoria possa cumprir a sua tarefa. E que, sobretudo, represente o desejo da sociedade de ter novas práticas políticas colocadas a frente da gestão da Câmara de modo que a gente volte a ter um elo mais forte com a pr própria sociedade. Então, a candidatura de JHC representa isso”, frisou.

Sobre a possibilidade dessa decisão ser mudada até o dia da eleição, o parlamentar fooi taxativo. “O PSB tomou uma posição. Essa candidatura está decidida, é um caminho sem volta. JHC foi oficializado como candidato do PSB e não vamos recuar, disse.

“O PSB fez um diálogo com um conjunto de partidos aqui na Casa e a candidatura de Rodrigo [Maia] perde esses valores de independência, a partir do momento que ele se aliou com o partido do presidente Bolsonaro. Há uma preocupação nossa com a pauta que vai vir aqui para a Câmara. Uma pauta extremamente dura para a sociedade brasileira que já é sinalizada pelo novo governo”, apontou.

Segundo Danilo, a candidatura traduz um sentimento de mudança nas práticas do legislativo federal cobrado pela sociedade. “JHC é um quadro valoroso do partido, que já ocupou espaço na própria mesa da Casa e tem todo um compromisso da aproximação do poder com a própria sociedade. Então acho que é o caminho de buscar uma alternativa que seja sintonizada com o conjunto da sociedade, que pede uma mudança no poder Legislativo e JHC pode representar essa mudança”

O parlamentar descartou a possibilidade do PSB ficar isolado após o processo eleitoral na Câmara. “Eu não vejo absolutamente nenhum risco de isolamento. Isolamento ocorre com aqueles que se distanciarem do sentimento da sociedade. E o que o PSB está procurasndo é justamente uma candidatura que aproxime o poder legislativo da sociedade. Vai ficar isolado quem for contra as ruas”.

Já a respeito da possibilidade do aprtido liberar a bancada para avotação mesmo tendo indicado seu candidato, Danilo disse não acreditar nisso, visto que na reunião a indicação de JHC foi unânime. “JHC é o candidato do partido, a decisão foi tomada de forma conjunta e nós queremos crer que vamos ter uma decisão de unidade. É isso que a gente vem trabalhando. Ontem, na reunião que deliberou isso, a votação foi unânime. Eu espero que isso se reflita na votação com os 32 deputados”, comentou.

PCdoB e PDT – “Estamos conversamos, o diálogo continua em torno da formação desse bloco. Para que a gente possa fazer uma oposição mais consistente, que não seja torcer pelo ‘quanto pior melhor’, mais contributiva, procuramos os partidos que tenham uma proximidade desse pensamento. Vamos continuar buscando diálogo com o PCdoB e com o PDT, mas mesmo na possibilidade de vir a ter uma preservação do bloco, a decisão da candidatura já está tomada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *