Alvaro Dias lança candidatura à presidência do Senado

Em nota, o senador defende o voto aberto na eleição da Casa

Alvaro Dias lança candidatura à presidência do SenadoFoto: Agência Brasil
O Podemos lançou a candidatura do senador Álvaro Dias (PR) para a presidência do Senado Federal. Em outubro, o parlamentar tentou a Presidência da República, mas ficou em oitavo lugar.
Em nota, o partido se manifesta contrário à votação secreta. “Para o partido, a transparência deve prevalecer em todos os atos do poder público, principalmente, em respeito ao direito constitucional do eleitorado brasileiro de saber como votam seus representantes eleitos”, diz trecho.

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu que a eleição no Senado deve ser secreta, ao negar liminar sobre o tema. A despacho anulou a primeira decisão, do ministro Marco Aurélio, que tinha determinado voto aberto na eleição da Mesa Diretora.

O mandato de Álvaro Dias no senado federal vale até 2022. Ele representa a segunda candidatura abertamente lançada para a Presidência do Senado. O outro nome na disputa é o do senador eleito Major Olímpio (PSL), que pode carregar a base de Jair Bolsonaro.

O MDB pode lançar a senadora Simone Tebet (MS) ou o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o partido vai se reunir até a próxima semana para eleger quem vai representar o partido na disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *