A influência de Haruki Murakami na literatura mundial

Livros do escritor japonês já foram traduzidos para mais de 50 idiomas. Veja algumas das principais obras!

Gabriela Mattos   Gabriela Mattos

Com influências da música pop, o escritor japonês Haruki Murakami é considerado um dos principais nomes do meio literário do país e conquista uma legião de fãs pelo mundo. Nascido em 12 de janeiro de 1949, em Quioto, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ele começou a relação com a literatura ainda jovem, por influência do pai, um sacerdote budista, e da mãe, filha de um comerciante.

Na juventude, Murakami estudou teatro na Universidade de Waseda, em Tóquio. Entre 1974 e 1982, abriu o bar de jazz Peter Cat. Já aos 30 anos, o autor escreveu seu primeiro romance, Ouça a canção do vento. No entanto, só conquistou maior repercussão no Japão oito anos depois, com o título Norwegian Wood.

O escritor chegou a morar quatro anos nos Estados Unidos, mas voltou ao seu país natal em 1995. Suas obras já foram traduzidas para mais de 50 idiomas e receberam diversas premiações, como o Franz Kafka Prize, em 2006, e o Prêmio Jerusalém, em 2009.

Características literárias

Além da música pop, Murakami é apaixonado por esportes de resistência, como maratonas de corrida e triatlos. Influenciado pela cultura ocidental, o escritor já traduziu para o japonês livros de autores consagrados mundialmente, como Truman Capote e F. Scott Fitzgerald.

Entre as principais características literárias de Murakami estão os personagens solitários (e humanizados), a precisão nas descrições, os fatos surreais e as narrativas “absurdas”.

Que tal conhecer as obras de Murakami? Confira a nossa lista completa e boa leitura!


1Q84

Esta trilogia é assumidamente inspirada na obra-prima de George Orwell, 1984. No primeiro volume, Murakami apresenta Aomame, uma mulher que esconde a profissão de assassina. Em uma tarde, ela está parada num táxi, em meio ao trânsito de uma via expressa de Tóquio. Temendo não chegar a tempo de resolver uma pendência, ela se vê diante de uma opção inusitada proposta pelo motorista: descer do veículo e seguir por uma escada de emergência em plena avenida. Apesar de um estranho aviso do taxista, que diz que as coisas à volta dela se tornarão estranhas ao fazer algo tão incomum, Aomame segue a sugestão inicial.

Livro 1Q84

Homens sem mulheres

Neste livro, Haruki Murakami reúne contos sobre o isolamento e a solidão que permeiam as relações amorosas: homens que perderam uma mulher depois de um relacionamento marcado por mal-entendidos. No entanto, as verdadeiras protagonistas destas histórias são as mulheres, que misteriosamente invadem a vida dos homens e desaparecem, deixando uma marca inesquecível na vida daqueles que amam.

Livro Homens sem mulheres, de Haruki Murakami

Dance, dance, dance

Neste livro, Haruki Murakami segue a trajetória do protagonista de Caçando carneiros, agora à procura de um antigo amor que sumira misteriosamente do hotel em que viviam, o Hotel do Golfinho. Na busca por Kiki, o personagem-narrador, um escritor free-lance de revistas, perde-se cada vez mais num universo de realismo fantástico, “kafkiano”, envolvendo-se com uma garota clarividente, um astro de cinema extravagante, um poeta maneta, garotas de programa e outros personagens do gênero.

Livro Dance, dance, dance

Kafka à beira-mar

Os personagens desse romance vivem em um Japão completamente transformado pelo capitalismo e se sentem solitários, excluídos da sociedade moderna. Como os outros romances de Murakami, este também traz elementos fantásticos. A história tem dois protagonistas: o adolescente Kafta Tamura, que foge da casa onde vive com o pai para encontrar a mãe e a irmã, e o deficiente mental Satoru Nakata, um homem de sessenta anos que tem a habilidade de falar com gatos.

Livro Kafka à beira-mar

Do que eu falo quando eu falo de corrida

Nesta obra, Murakami reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto. Este é um livro bem-humorado e sensível, filosófico e revelador, tanto para os fãs deste grande e reservado escritor quanto para as inúmeras pessoas que encontram satisfação semelhante nas corridas.

Do que eu falo quando eu falo de corrida

Sono

Este livro conta a história de uma mulher com uma vida normal, que tinha um marido e filho normais. Ela até podia detectar algumas fissuras nessa vida aparentemente perfeita, mas nunca chegou a pensar seriamente nelas. Até o dia em que deixou de dormir. Então o mundo se revelou. Um mundo duplo de sombras e silêncio; um mundo onde nada é o que parece.

Livro Sono

Minha querida Sputnik

Em Minha Querida Sputnik, Haruki Murakami nos apresenta um Japão de restaurantes sofisticados e cores vibrantes, e nos leva ao centro de um triângulo amoroso arrebatador e incomum. K. é um jovem professor que vive em Tóquio e é apaixonado por Sumire, sua melhor amiga, uma garota que largou os estudos para se tornar escritora. A vida dela se resume aos livros: eles não só definem o seu dia-a-dia de leitora voraz como também o modo de se vestir. Mas a chegada de Miu, empresária bem-sucedida e casada, muda o destino de todos.

Livro Minha querida Sputnik
Gabriela Mattos   Gabriela Mattos
Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *