Como a beleza de uma obra de arte altera o sistema nervoso?

Existem evidências que a síndrome de Stendhal é um fenômeno exclusivo de Florença. Seu nome inspirou-se na doença do escritor francês Stendhal ao visitar a cidade, em 1817

Como a beleza de uma obra de arte altera o sistema nervoso?
A concentração de obras de arte no pequeno centro histórico de Florença provoca uma emoção singular nos visitantes (Foto: Pixabay)
Um visitante teve um infarto na Galeria Uffizi em Florença enquanto contemplava o quadro O Nascimento de Vênus de Botticelli. Esse é o caso mais recente da síndrome de Stendhal, uma doença psicossomática que causa aceleração no ritmo cardíaco, vertigens, desmaio e até alucinações, quando uma pessoa é exposta a obras de arte de extrema beleza.

Existem evidências que a síndrome de Stendhal é um fenômeno exclusivo de Florença. Seu nome inspirou-se na doença do escritor francês Stendhal ao visitar a cidade, em 1817. Por que as pessoas não sentem os mesmos sintomas em galerias onde também estão expostas belas obras de arte, como a Tate Modern, em Londres?

A concentração de estátuas, retábulos, fontes, afrescos, cúpulas e portas esculpidas no pequeno centro histórico de Florença provoca uma emoção singular nos visitantes.

Essa emoção estética revela o poder especial da arte da Renascença. As obras expostas na Galeria Uffizi construída por Giorgio Vasari na década de 1560 exercem um fascínio hipnótico. A família Medici e outros banqueiros florentinos acreditavam que por meio da arte eles seriam mais felizes e civilizados, como os antigos romanos a quem admiravam. Também acreditavam que uma obra de arte tinha o poder mágico de estimular a fertilidade sexual e evitar catástrofes.

A imagem “milagrosa” da Anunciação pintada pelo artista Bartolomeu em 1252, com a ajuda de um anjo, atrai peregrinos e devotos à basílica de Santissima Annunziata. Florença reuniu alguns dos maiores gênios da Renascença como Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo, cujas obras atemporais exercem uma atração irresistível nos amantes da arte.

Fonte:
The Guardian-Stendhal syndrome: can art really be so beautiful it makes you ill?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *