Morre o psiquiatra alemão Alois Alzheimer

No dia 19 de dezembro de 1915, morre Alois Alzheimer, autor dos estudos sobre o Mal de Alzheimer

Morre o psiquiatra alemão Alois Alzheimer
Em seus estudos, Alois Alzheimer analisava o córtex do cérebro humano (Foto: Wikimedia)

Alois Alzheimer nasceu em 1864, em Markbreit, no sul da Alemanha. Ele estudou medicina em Berlim, onde se graduou na Universidade de Würzburg, no ano de 1887. Logo após, ele começou a trabalhar em um asilo e ficou interessado em pesquisas sobre o córtex do cérebro humano.

Junto com Franz Nissl, um colega do asilo, Alzheimer passou os anos seguintes trabalhando em um grande estudo, descrevendo a patologia do sistema nervoso. O trabalho foi finalmente publicado entre 1907 e 1918.

Em busca de um lugar onde ele pudesse combinar pesquisa e prática clínica, Alzheimer tornou-se assistente de pesquisa de Emil Kraepelin na escola de medicina de Munique, em 1903. Lá, ele criou um novo laboratório de pesquisa do cérebro.

Após a publicação de vários artigos sobre as condições e doenças do cérebro, foi em 1906 que o Alzheimer deu uma palestra que o tornou famoso. Alzheimer identificou uma “doença incomum do córtex cerebral”, que afetou uma mulher chamada Auguste D., e causou perda de memória, desorientação, alucinações e, finalmente, sua morte com idade apenas 55 anos. Mais tarde, Kraepelin chamou a doença de Alzheimer.

Em 1913, em seu caminho para Breslau para ocupar o cargo de presidente do departamento de psicologia da Universidade Friedrich-Wilhelm, Alzheimer pegou um resfriado grave que acabou se complicando devido a uma endocardite, a partir do qual nunca se recuperou totalmente. Ele morreu no dia 19 de dezembro de 1915, com 51 anos.

Hoje, o diagnóstico patológico da doença de Alzheimer é geralmente baseado nos mesmos métodos de investigação utilizados em 1906. Isto é notável em comparação com o desenvolvimento de métodos de investigação para outras doenças, e isso diz muito sobre a qualidade da descoberta de Alzheimer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *