Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e mulher de Luís XVI, rei da França, nasceu em 2 de novembro de 1755
Luís de Bourbon e Antonieta foram coroados em 1774. Na época a França era uma sociedade feudal, em que as terras pertenciam à aristocracia e os camponeses recebiam o mínimo possível para cultivá-las. Enquanto o povo sofria, o rei e a rainha esbanjavam riquezas para conservar um estilo de vida extravagante.
Maria Antonieta era detestada pela corte francesa, que a chamava de LÁutre-chienne, uma mistura das palavras autrichienne, que significa “mulher austríaca” e autre-chienne, que significa “outra cadela”. O povo também a considerava símbolo da futilidade real.
Uma frase famosa atribuída a ela exemplifica sua altivez. Maria Antonieta teria perguntado durante um passeio com seu cocheiro porque o povo parecia tão desgraçado. “Não há pão para comer”, ele disse, ao que Maria Antonieta teria respondido: “Se não tem pão, que comam brioches”. O mais provável, no entanto, é que ela nunca tenha dito a frase.
Em 1789, o povo francês se revoltou em protesto contra a monarquia, desencadeando a Revolução Francesa. Em 1793, o rei e Maria Antonieta foram julgados e condenados à morta na guilhotina. Ela tinha 38 anos.
Fontes:
Brittanica – Maria Antonieta