Hamás diz que decisão de Bolsonaro é uma “medida hostil” ao povo palestino

Resultado de imagem para

Hanane Ashrawi lamentou as declarações de Bolsonaro

Jamil Chade
Estadão

Autoridades palestinas, frequentemente divididas, se uniram para criticar de forma explícita o anúncio do presidente eleito Jair Bolsonaro, de mudar a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. “Trata-se de uma medida provocadora, que é ilegal diante do direito internacional e que não faz nada mais que desestabilizar a região”, disse Hanane Ashrawi, uma alta autoridade palestina, à agência de notícias internacionais AFP.

Ashrawi foi por anos porta-voz da delegação palestina nas negociações de paz e uma das principais vozes em Ramallah, além da primeira mulher a ser eleita para o Conselho Nacional Palestino. Na quinta-feira, Bolsonaro declarou ao jornal Israel Hayom que planejava transferir a embaixada brasileira para Jerusalém. Se o fizer, o Brasil se tornará o terceiro país, depois de Guatemala e dos Estados Unidos, a anunciar a medida.

DIZ BOLSONARO – Questionado, Bolsonaro disse que Israel deveria ter liberdade para escolher sua capital. “Quando me perguntaram, durante a campanha, se eu faria isso uma vez que me tornasse presidente, eu respondia que ‘sim, cabe a vocês decidirem qual é a capital de Israel, não a outras nações’”, declarou.

Nas redes sociais, o grupo Hamás, que está no poder em Gaza e é acusado de radicalismo, deixou claro que não vê com bons olhos a decisão do Brasil. “Rejeitamos a decisão do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, de mover a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém e pedimos que ele abandone sua decisão”, declarou o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri. Para ele, a iniciativa é um “passo hostil ao povo palestino”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *