Navio português que naufragou há 400 anos é encontrado

Equipe de arqueólogos acredita que o navio estava retornando da Índia, quando afundou, entre 1575 e 1625, época do auge do comércio de especiarias de Portugal com a Ásia

Navio português que naufragou há 400 anos é encontrado
Arqueologistas afirmam que o navio tem grande valor patrimonial (Foto: Câmara Municipal de Cascais)
Um navio que naufragou há 400 anos foi encontrado na costa de Portugal por uma equipe de arqueólogos portugueses. Com cerca de 100 metros de comprimento e 50 metros de largura, a embarcação foi encontrada nas proximidades de Cascais, cidade a 31 km da capital, Lisboa.

O feito é considerado a “descoberta da década” em Portugal e foi alcançado graças a um projeto arqueológico de dez anos, apoiado pela cidade de Cascais, pelo governo e pela marinha portuguesa, bem como pela Universidade Nova em Lisboa.

A equipe de arqueólogos acredita que o navio estava retornando da Índia, quando afundou, entre 1575 e 1625, época do auge do comércio de especiarias de Portugal com a Ásia. Foram encontradas especiarias, canhões e cerâmicas com o brasão português gravados.

Nos destroços, também foram encontrados fragmentos de porcelana chinesa do final do século 16, assim como pedaços de artilharia de bronze e conchas usadas como moeda de tráfico de escravos.

Valor patrimonial

Em entrevista ao jornal britânico Guardian, à rede CNN e à agência de notícias Reuters, Jorge Freire, diretor do projeto, afirmou que a descoberta é importante porque “diz muito sobre a história e identidade marítima de Cascais”, relatando que é o achado “mais importante de todos os tempos”. Freire afirmou ainda que os destroços do navio estavam bem conservados e que os objetos encontrados têm grande valor patrimonial.

“O reconhecimento da comunidade científica de que é a descoberta da década, do século, em termos de arqueologia marinha, é para nós uma grande satisfação”, afirmou o prefeito de Cascais, Carlos Carreiras.

O prefeito de Cascais afirmou que, embora o cargueiro ainda não tenha sido identificado, pode ser significativo para a cidade. “É uma descoberta extraordinária, que nos permite conhecer mais sobre nossa história, reforçando nossa identidade coletiva e valores compartilhados. Isso, por sua vez, certamente nos tornará mais atraentes e competitivos”, disse Carreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *