7 provas de que pen drives e cartões de memória continuam indispensáveis

Resultado de imagem para 7 provas de que pen drives e cartões de memória continuam indispensáveis

Eles estão juntos quando mais precisamos. Seja para carregar aquela apresentação importante para o trabalho, quando vamos levar um filme para a casa de amigos ou na hora de fazer um backup das fotos daquela viagem maravilhosa.

Assim como os gifs, essas tecnologias surgiram nos anos 90 e continuam muito atuais – e mais necessárias do que nunca.

O pen drive nasceu justamente porque um engenheiro elétrico foi fazer uma apresentação importante e quase perdeu tudo. (Qualquer semelhança com a nossa rotina não é mera coincidência.)  Detalhe é que ele NÃO TINHA UMA CÓPIA DOS ARQUIVOS.

(Lembra que ainda não existiam pen drives, né?)

Já os cartões de memória foram lançados pela SunDisk (com “U” mesmo, não é erro de digitação – só mais tarde a empresa se tornou a SanDisk) em 1990.  Mas a empresa entendeu que, para que sua solução fosse adotada em larga escala, era necessário criar um padrão entre os cartões e, para isso, se juntou às fabricantes de câmeras. Assim, foram as câmeras digitais as responsáveis por difundir essa tecnologia. O curioso aqui é que a empresa já previa em 1990 que sua invenção seria usada por celulares antes mesmo desses dispositivos móveis aparecerem no mercado. ?

Essas tecnologias eram um grande avanço para a época: eram menores, mais baratas e mais rápidas. Mas, claro, sua capacidade era mínima comparada aos modelos disponíveis atualmente e que precisam armazenar conteúdos em alta definição. Dá para imaginar um dispositivo em que fosse possível levar apenas duas fotografias? Hoje com um pen drive ou cartão de memória de  16 GB fica fácil armazenar até 11 mil fotos (de 1.2MB). Imagina a paz de espírito de poder armazenar todas as fotos que quiser no seu celular com a ajuda de um cartão de memória? E a facilidade de acessar seus dados em um pen drive usando qualquer porta USB?  Não tem preço!

É graças a isso que, mesmo quase 20 anos após sua invenção, esses acessórios continuam sendo essenciais e queridinhos em diversos ambientes, ampliando a memória do celular, tablet, câmera de ação ou computador. Por serem pequenos e confiáveis, eles podem ser usados até em lugares que não possuem internet – tipo aquele laboratório antigão da universidade ou no alto do Aconcágua…

Mas se você ainda se identificou com essas situações, uma pesquisa conduzida pela Western Digital apontou que 56% dos americanos vivem ultrapassando o limite de espaço em seus aparelhos. E, segundo o estudo, 62% precisam apagar arquivos antigos sempre que querem tirar novas fotos com o smartphone.

Fala a verdade, você vive fazendo igual, né?

E a memória destes acessórios não para de crescer e acompanha o aumento no consumo de dados em função das novas tecnologias, como vídeos em 4k, por exemplo.

Para se ter uma ideia, mais dados foram criados entre 2013 e 2015 do que em toda a história! Ou seja: cada vez mais precisamos de mais capacidades para nossos dispositivos.

Para deixar claro que você e eu continuamos precisando da segurança desses bons e velhos gadgets, olha só tudo que dá para guardar em um pen drive ou cartão de memória de 16 GB:

1. Todas as fotos, Stories do Instagram e vídeos daquela trip maravilhosa

2. Os melhores episódios da sua série preferida

3. Aquele documentário cabeça que você mostra pra todo mundo

4. Os slides daquela apresentação super importante para segunda-feira

5. Discografias inteiras dos seus clássicos do rock (ocupa bem menos espaço que um vinil – ufa!)

6. Tirar fotos (e baixar arquivos) sem precisar sempre apagar coisas antigas

7. Ter suas memórias de infância digitalizadas para sempre

8. Um mix de tudo isso:

– 900 fotos de 10 MP cada um, 40 minutos de video em 1080 AVCHD, até 1000 músicas em MP3, e ainda 4GB para outros arquivos.

Não dá mesmo para viver sem um, né?

fonte: hypeness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *