Morre o empresário português Amadeu Barbosa

Pioneiro do setor madeireiro do Recife, ele veio de Portugal com a família e radicou-se no Recife

Amadeu, dona Socorro, a filha Sabrina e os netos / Foto: Reprodução Instagram

Amadeu, dona Socorro, a filha Sabrina e os netos
Foto: Reprodução Instagram

Morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 81 anos, o empresário português radicado no Recife, Amadeu Barbosa. Ele foi vítima de um infarte quando estava na sua fazenda em João Pessoa. O corpo foi trazido para o Recife e a expectativa é que o enterro aconteça no sábado, no cemitério Morada da Paz, em Paulista. O corpo foi embalsamado para aguardar a chegada dos filhos que moram nos Estados Unidos e estão em deslocamento para o Recife. Amadeu deixa a esposa Socorro, os filhos Sabrina e Amadeu Filho e seis netos.

Nascido no norte de Portugal, na região de Santa Maria de Arnoso, Amadeu veio para o Brasil com o pai e três irmãos para tentar a vida no País. De família de camponeses, em Pernambuco Amadeu foi pioneiro na implantação do polo madeireiro do Cais José Mariano, na Boa Vista. Esteve à frente dos negócios até recentemente e influenciou várias gerações da família para seguir no setor madeireiro.

MADEIRA

“Ele via um caminhão carregado com madeira e sabia, no olho, qual era a metragem, de que tipos eram. Ele sempre foi o pilar da nossa família, orientando e ajudando filhos, sobrinhos e netos. Ensinou a todos os segredos para que cada um montasse seu negócio”, conta a sobrinha Sílvia Barbosa. O empresário também se relacionava muito bem com a comunidade portuguesa e voltava anualmente à terra natal, onde mantinha uma casa na mesma Santa Maria de Arnoso de sua infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *