Elizabeth II é coroada rainha da Inglaterra

No dia 2 de junho de 1953, Elizabeth II é coroada rainha da Inglaterra

Elizabeth II é coroada rainha da Inglaterra
Elizabeth II tornou-se rainha aos 27 anos, após a morte de seu pai, o rei George 6º (Foto: Flickr)

Em 2 de junho de 1953, a princesa Elizabeth foi coroada rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia, que foi acompanhada ao vivo ao redor do mundo, pelo rádio e pela televisão, foi o maior acontecimento da mídia em sua época. Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo acompanharam uma coroação ao vivo pelo rádio e pela televisão, pela primeira vez na história da monarquia britânica.

Após a cerimônia, milhares de espectadores, ensopados pela chuva, saudaram a nova rainha de 27 anos e seu marido, o duque de Edimburgo, de 30 anos, enquanto faziam um trajeto de oito quilômetros, numa carruagem.

A princesa Elizabeth Alexandra Mary havia assumido o trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte aos 26 anos, depois da notícia da morte de seu pai, o rei George 6º, que estava gravemente doente. Ela soube de sua morte no dia 6 de fevereiro de 1952, enquanto fazia uma visita ao Quênia.

Elizabeth nasceu em 1926, e era a filha primogênita do príncipe George, segundo filho do rei George V. O avô havia morrido em 1936 e seu tio proclamado rei Edward VIII. Mais tarde, naquele mesmo ano, porém, Edward abdicou, em meio a um escândalo que cercou sua decisão, para se casar com Wallis Simpson, uma cidadã norte-americana divorciada. Em seu lugar o pai de Elizabeth foi proclamado rei George VI.

Aos 21 anos, durante sua primeira visita oficial à África do Sul, Elizabeth fez a promessa que delineou sua vida: “Diante de todos vocês, declaro que toda minha vida, seja curta ou longa, estará a serviço de todos os membros da família do império a que todos pertencemos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *