Miguel Díaz-Canel é eleito o novo presidente de Cuba

Díaz-Canel é o primeiro presidente de Cuba após 60 anos de domínio dos irmãos Fidel e Raúl Castro

Miguel Díaz-Canel é eleito o novo presidente de Cuba
A expectativa é que Díaz-Canel consiga unificar as duas moedas cubanas (Foto: Irene Pérez/ Cubadebate)

O engenheiro Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, foi eleito presidente de Cuba nesta quinta-feira, 19. Díaz-Canel, escolhido pela Assembleia Nacional com 99,83% dos votos – 603 dos 604 possíveis -, é o primeiro chefe de Estado eleito após 60 anos dos irmãos Fidel e Raúl Castro no poder. As eleições começaram na última quarta-feira, 18, com Díaz-Canel sendo o único candidato.

Salvador Valdés Mesa, de 76 anos, antigo vice-presidente do Conselho de Estado, vai assumir o cargo de primeiro vice-presidente antes ocupado por Díaz-Canel. Além disso, outros 28 membros foram escolhidos para compor o Conselho de Estado, sendo 11 deles novos representantes. Ao todo, o Conselho conta com 31 cargos.

Dessas posições dentro do Conselho de Estado, sete são consideradas as principais: a presidência, agora ocupada por Díaz-Canel, a primeira vice-presidência e outras cinco vice-presidências secundárias. Os vice-presidentes secundários são: Ramiro Valdés Menéndez, Gladys María, Roberto Tomas, Inés María e Beatriz Johnson Urrutia.

“O mandato dado pelo povo a esta legislatura é dar continuidade à revolução cubana em um momento histórico crucial, que estará marcado por tudo o que devemos avançar na atualização do modelo econômico”, afirmou Díaz-Canel, conforme noticiou o jornal o jornal Globo.

Esta quinta-feira não foi escolhida por acaso para ser o dia do anúncio do novo presidente cubano. Há 57 anos, em 1961, Cuba derrotou tropas anticastristas apoiadas pelos Estados Unidos na Baía dos Porcos.

O ex-presidente cubano Raúl Castro, de 86 anos, não vai se afastar completamente do governo. Ele vai se manter como secretário-geral do Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021.

Ainda não se sabe quais serão as principais ações do novo presidente cubano, mas acredita-se que Díaz-Canel continuará implementando as reformas econômicas iniciadas por Raúl Castro em 2008. Além disso, a expectativa é que o novo chefe de Estado promova a união das duas moedas cubanas: o CUC e o Peso Cubano, também conhecido como Moeda Nacional.

Dois aliados de Cuba, a China e a Venezuela parabenizaram Díaz-Canel e sinalizaram seu apoio ao novo líder cubano. “Vou visitar o companheiro Miguel Díaz-Canel em breve para cumprimentá-lo. Todo nosso apoio a Miguel Díaz-Canel, todo apoio a Cuba e toda gratidão a Raúl. Meus cumprimentos ao companheiro Raúl Castro porque ele conduziu Cuba impecavelmente durante todos esses anos. Impecável. Meus cumprimentos e gratidão a Raúl”, afirmou Maduro, através das redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *