Manguezais do Pina receberam mutirão de limpeza

Ação integrou a 2ª Semana da Juventude do Recife e foi realizada por mais de 20 jovens do Coletivo de Meio Ambiente na comunidade do Bode

A manhã deste domingo (25) foi de limpeza e de visita aos manguezais do Pina, na Zona Sul do Recife. De luvas e com sacos de lixo em mãos, mais de 20 pessoas do Coletivo Jovem de Meio Ambiente e outros grupos da comunidade do Bode fizeram um mutirão para recolher resíduos jogados no rio e em área verde. Entre o material coletado, estavam bolsas, garrafas e muitas embalagens plásticas. Em três horas de atividade, cerca de 50 sacolas com lixo foram retiradas e encaminhadas para a destinação correta. A programação faz parte da 2ª Semana da Juventude do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife até o próximo dia 28.

Esta foi a primeira vez que os jovens do Coletivo de Meio Ambiente foram a campo, após passar por capacitações. “Este é um momento de vivenciar o Recife, de ver a realidade e entender como funcionam outros coletivos. Agora, a partir disso, eles podem pensar as ações mais concretas. Esperamos que trabalhem unidos e pensem o meio ambiente de forma proativa, para além do que já se faz no dia a dia. Entendemos que envolver os jovens na política ambiental é pensar no futuro”, ressaltou Alexandre Ramos, gerente de Sustentabilidade da Secretaria Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife (SDSMA).

A iniciativa também buscou conectar o grupo com projetos e movimentos de jovens já consolidados  Antes do mutirão de limpeza, a comitiva fez um passeio de barco para conhecer algumas áreas de mangue. Houve ainda uma reunião na Livroteca Brincante do Pina. Lá, eles trocaram experiências com integrantes dos projetos da Livroteca, Favela Verde e do Coletivo Pão e Tinta. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e a pasta de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife. Já o Coletivo Jovem de Meio Ambiente é realizado em convênio com o Ministério do Meio Ambiente, a partir de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Luciana Santos, com contrapartida da PCR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *