Recife em Ação retoma ações para população do Ibura

Foram realizados serviços de saúde, educação, cidadania, infraestrutura, vacinação para cães e gatos e muitos outros.  Na visita, o prefeito Geraldo Julio vistoriou obras do Canal do Rio da Prata

Moradores do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, aproveitaram a manhã deste sábado (24) para participar das atividades promovidas dentro do Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação. O primeiro evento do ano contou com a presença do prefeito Geraldo Julio, que acompanhou o trabalho realizado pelas equipes de várias secretarias. Na visita à localidade, o gestor também conferiu o andamento das obras de revitalização do Canal Rio da Prata. O investimento é de R$ 31 milhões e está sendo custeado pela Prefeitura do Recife, em convênio com o Ministério das Cidades.

“Esse é o maior mutirão que a gente já realizou. Digo isso pela quantidade de serviços que estão envolvidos. Temos aqui também a obra do canal, que é uma obra histórica e esperada por décadas pelos moradores daqui e ela vai transformar a vida de todo mundo. Os serviços do mutirão estão divididos em duas escolas, então o Recife em Ação começa 2018 com muita força”, afirmou o prefeito. Mais de 60% da intervenção já está pronta e mais de seis mil moradores da região serão beneficiados com as melhorias. As atividades do mutirão foram sediadas na Escola Municipal Professor Simões Barbosa, localizada na Avenida Dois Rios, e na Escola Ibura de Baixo. A ação aconteceu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, que levou ao Mutirão serviços de corte, escovação e tratamento de cabelo.

Os alunos das escolas profissionalizantes Maria Sampaio de Lucena e Zuleide Gomes Monteiro participaram da atividade, realizada em parceria com a empresa BioExtratus, com a instalação do camarim móvel. Além disso, a população teve acesso aos serviços de Intermediação de Mão de Obra da Agência do Emprego do Recife e os empreendedores serão cadastrados para acesso ao Crédito Produtivo.

Na ocasião, a Seda também divulgou uma campanha educativa sobre os direitos dos animais, deveres da guarda responsável, vantagens da castração e crime de maus tratos de animais, além de dar orientações sobre como educar, alimentar e tratar o animal.

Na área de saúde, a população teve acesso a serviços de promoção e prevenção à saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT) e orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com testes rápidos para HIV e Sífilis. Preservativos masculino e feminino foram distribuídos no local. Profissionais da Vigilância Ambiental também realizaram atividades de campo e trabalharam para identificar e tratar focos do Aedes aegypti, durante todo este sábado e domingo.

Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias, como a rua Pintor Agenor de Albuquerque e a avenida Dois Rios.  A Emlurb realizou também uma revisão na iluminação da localidade e reparou pontos que estavam com problemas. Na limpeza da área, o mutirão contou com 60 ajudantes que atuaram na varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife esteve presente no mutirão com ações para emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. Durante o mutirão, a população de baixa renda ainda pode se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família.

A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Serão distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *