Bretas brinca com Cabral e diz que Justiça eleitoral pode reclamar de campanha antecipada

Ex-governador, que está com os direitos políticos cassados, prestou mais um depoimento à Justiça Federal

O ex-governador Sérgio Cabral – Pedro Teixeira / Agência O Globo 05/12/2017

POR JULIANA CASTRO – O Globo

RIO – Após alguns bate-bocas entre o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e o juiz Marcelo Bretas durante depoimentos da Lava-Jato, a audiência desta quinta-feira teve momentos de descontração. No fim de sua oitiva, Cabral disse que cumpriu a promessa de torcer pelo Flamengo, time de Bretas, na Copa Sul-Americana, para que o Vasco fosse direto para a etapa de grupos na Libertadores. O juiz também brincou com o peemedebista, dizendo que, daqui a pouco, a Justiça Eleitoral ia bater na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, cujo titular é Bretas, para reclamar de campanha antecipada do ex-governador.

A brincadeira do magistrado ocorreu em um momento em que Cabral reclamava de um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

– Fico muito indignado quando vejo um estudo da Firjan vinculando crise do governo atual, quatro anos depois de eu ter saído, com esses assuntos aqui (relativos aos processos) – afirmou Cabral.

Bretas, então, interrompeu Cabral:

– Daqui a pouco, vai bater uma reclamação da Justiça eleitoral dizendo que eu estou deixando o senhor fazer campanha antecipada. A gente não pode entrar por esses assuntos, não.

Na sentença da Operação Calicute, Bretas condenou Cabral à perda dos direitos políticos.

Em audiências anteriores, já houve momentos de tensão entre Bretas e Cabral, como quando o juiz aceitou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para enviar o ex-governador para um presídio federal. Na ocasião, o peemedebista disse que a família de Bretas trabalhava com bijuteria e que a empresa era a maior empresa do estado, o que foi contestado pelo magistrado. O MPF entendeu que Cabral estava tendo acesso a informações privilegiadas dentro da cadeia.

No depoimento desta quinta-feira, Cabral voltou a falar que fez uso de caixa dois para campanha e de sobras para suas despesas pessoais e pediu desculpas ao povo do Rio.

– Esses recursos aí (retratados na denúncia) foram pegos na Carioca Engenharia para caixa 2. Peço desculpas à população de ter feito uso de sobras de caixa 2.

Oglobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *