Em telefonemas a aliados, Temer diz que está bem e volta na quarta-feira

Cristiane Jungblut
O Globo

O presidente Michel Temer conversou por telefone com alguns aliados neste domingo e revelou que pretende voltar às atividades na próxima quarta-feira. Temer está hospitalizado desde sexta-feira no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Nas conversas, segundo interlocutores, Temer se mostrou bem, até rindo em alguns momentos. A alguns, Temer comentou detalhes de seu tratamento. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi um dos que conversaram com o presidente.

Neste domingo, Temer foi submetido ao procedimento de retirada de sonda vesical. Segundo nota do Palácio do Planalto, “o estado de saúde do presidente é estável, a previsão é que ele tenha alta no início da tarde desta segunda-feira”.

OBSTRUÇÃO – O presidente foi diagnosticado com aumento do tamanho da próstata, a chamada hiperplasia prostática benigna. O problema, que faz com que o órgão comprima a uretra e bloqueie a passagem de urina, atinge 90% dos homens acima de 70 anos (Temer tem 77). Para desobstruir a uretra, o presidente foi submetido a uma cirurgia para raspagem da próstata.

O urologista Miguel Srougi afirmou que Temer havia passado por um procedimento semelhante há sete anos, e é comum que os sintomas voltem.

“Foi feita uma biópsia por precaução e não tinha foco de câncer“— afirmou Srougi.

CATETERISMO – Embora tenha apresentado recentemente uma obstrução leve na artéria coronária, Temer não deve fazer nenhum tratamento cardíaco por enquanto. Os remédios para o coração tendem a afinar o sangue, o que poderia prejudicar o quadro atual, segundo Kalil.

“O cateterismo vamos deixar para o futuro” — disse o médico, lembrando que o quadro cardíaco é estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *