O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), preparou duas campanhas (uma educativa e outra institucional) para este semestre. A primeira escolheu o “Bode Gaiato” como personagem principal, tendo em vista que ele ocupa um espaço de destaque entre os influenciadores digitais, assumindo em suas publicações, muitas vezes, a função de fomentar discussões sobre o papel do indivíduo na sociedade.
Já a segunda, que começa a ser veiculada hoje, mostra as ações desenvolvidas pelo Órgão por meio das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, além da Operação Lei Seca, alertando os condutores, ciclistas e pedestres sobre o respeito à vida.
“O conceito escolhido na ação educativa foi “estrada não é lugar de gaiatice”. Tais aspectos oferecem à campanha o universo semântico ideal para influenciar o nosso público alvo, que são condutores que se deslocam para as festas juninas, a aderirem de uma forma mais divertida às recomendações de segurança no transito”, enfatiza o diretor presidente do Detran, Charles Ribeiro.
Ainda segundo Ribeiro, as peças da campanha intitulada de Bode Gaiato englobam outdoors, publicidade em rádio e TV, distribuição de sacolas de lixo, adesivos e folders. Os temas abordados são: cinto de segurança também no banco de trás, álcool e direção e respeito aos limites de velocidade.
A campanha institucional atingirá a população com um filme publicitário veiculado em TV’s e redes sociais, destacando o papel fundamental das operações do Detran.