Geraldo recebe Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Com o objetivo de reafirmar o compromisso com o planejamento urbano de longo prazo, o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) recebeu, no início da tarde desta terça-feira (27), o documento “Por uma agenda urbana transformadora – uma carta aberta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)”. As propostas foram idealizadas por membros do CAU e entregues pelos representantes do instituto em Pernambuco. O documento foi distribuído entre candidatos a prefeito e vereador em todo o Brasil.

O CAU entende que o documento disponibiliza as bases para a formulação ou aperfeiçoamento dos programas de governo integrados à visão de um planejamento de longo prazo que expresse o compromisso com uma agenda urbana transformadora do destino das cidades. A carta entregue pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo é dividida em basicamente três eixos: Governança metropolitana, planejamento urbano e monitoramento de metas.

Durante o encontro, o prefeito Geraldo Julio destacou a contribuição do documento elaborado pela instituição para a pauta de urbanismo. “Em 2012 a gente fez uma discussão com o CAU, onde foi sugerida a retomada do planejamento de longo prazo da cidade e a gente a partir dali iniciou o plano Recife 500 anos. E agora a gente está recebendo um documento do CAU nacional, que fala da importância do planejamento metropolitano. É uma pauta importante para todas as regiões metropolitanas do Brasil, especialmente para o Recife, que sofre muita influência dos municípios vizinhos. Então é uma pauta que deve ser priorizada”, comentou.

Presidente do CAU-PE, Roberto Montezuma destacou os avanços do planejamento urbano no Recife nos últimos três anos e meio e citou como exemplo o plano Recife 500 anos e o projeto Parque Capibaribe, que teve sua primeira etapa concluída em pela Prefeitura do Recife no início do mês, com a abertura do Jardim do Baobá. “Esses temas foram sensibilizados e viraram realidade. O plano Recife 500 anos está em andamento, o plano de repensar as águas do Recife, através do Rio Capibaribe, também está em andamento. Nós, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, só temos que apostar que esses degraus foram subidos e agora a gente precisa avançar esse novo patamar, quebrando os muros e enfrentando essa metrópole”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *