Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016

Assinala-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), este ano subordinado ao tema Desporto, um Património Comum. 

Por todo o Território Continental e Regiões Autónomas terão lugar mais de 750 atividades, nos dias 16, 17 e 18 de abril, distribuídas por 152 concelhos e promovidas por 610 entidades públicas e privadas.

O programa é vasto e diversificado, englobando 302 visitas guiadas/percursos orientados, 79 atividades desportivas, 67 encontros/Conferências/Seminários, 59 exposições, 54 ateliers lúdicos/oficinas pedagógicas/Workshops, 42 rotas patrimoniais/itinerários culturais, 29 jogos tradicionais, 30 peddy papers/ rally papers, 31 espetáculos artísticos e 74 outras atividades.

Entrada Gratuita:

No dia 17 de abril: Museus, Palácios, Panteão Nacional e Torre de Belém, que habitualmente encerram à segunda-feira;

No dia 18 de abril: Mosteiro dos Jerónimos, no Mosteiro de Alcobaça, no Mosteiro da Batalha e no Convento de Cristo.

O acesso à vasta maioria das restantes atividades é gratuito.

 

Ao adotar o mote proposto para este ano pelo ICOMOS Internacional – o Património do Desporto, a DGPC, em colaboração com o ICOMOS Portugal promove o temaDesporto, um Património Comum, com a finalidade de enaltecer a importância cultural e social do desporto, destacar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito. A DGPC promoverá a divulgação do programa nacional do DIMS 2016, procurando cativar um cada vez maior público para estas comemorações.

O espírito aberto do DIMS, tendo como objetivo primeiro sensibilizar as comunidades para a valorização dos seus Patrimónios, abre também a possibilidade de, independentemente do tema específico proposto para este ano – Desporto, um Património Comum -, as entidades promotoras das iniciativas poderem apresentar a programação de atividades relacionadas com outros temas patrimoniais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *