Crise na hotelaria do Recife: José Otávio Meira Lins se desliga de entidades de turismo

jose-otavio-meira-lins
jose-otavio-meira-lins

O hoteleiro recifense José Otávio Meira Lins encaminhou, na quinta (25), cartas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) e ao Recife Convention & Visitors Bureau, pedindo seu desligamento a partir de março. Meira Lins é um dos fundadores das duas instituições. “Nossa decisão é irrevogável e justificada na completa falta de interesse e ausência de apoio dessa instituição em colaborar na solução dos graves problemas que a hotelaria do Grande Recife vivencia no atual momento”, escreveu na correspondência.

Zé Otávio explica que “há um véu” nas duas instituições sobre a situação do turismo no Recife – o setor na capital pernambucana estaria na UTI, estado que não se aplica aos empreendimentos de Ipojuca nem do interior de PE. Formam a realidade: demissão de pessoal, fechamento de andares e queda drástica de rendimento. O Fator Palace, em Boa Viagem, fechou e fala-se em administradora prestes a abandonar barco. O hoteleiro reclama da comunicação das entidades, que não encaram, e por isso não lidam, com a situação real – “É como se tivesse vivendo de aparência” -, e também da falta de esforço conjunto – “Venho há meses cobrando reunião”.

“A gente precisa reconhecer o problema e reformatar o produto Recife. A Região Metropolitana do Recife não tem hóspede! E a gente tem um arcabouço cultural muito forte, diferente do [apenas] sol e mar dos outros destinos do Nordeste. Há condições de a gente ter um programa de turismo de lazer supercompetente”, diz sobre qual seria a saída. “Hotel não é como um ônibus de turismo, que pode trocar de praça. Você morre dentro da trincheira… E o que é uma cidade sem hotel? Quero culpar ninguém, mas não está havendo interesse em se formar uma frente de batalha pra se resolver o problema do Recife. E as entidades congregam o Estado todo”, finaliza.

Atualmente, na diretoria da ABIH-PE está Artur Maroja, que atua em Porto de Galinhas, Ipojuca, e no Convention Bureau, Bruno Herbert, que é da área de eventos.

Publicado por Romero Rafael em Notas

SOCIAL 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *