Ex-presidente Lula será ouvido na ‘Zelotes’ no dia 25. Será que a testemunha tem Culpa no cartório?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) serão ouvidos como testemunhas no julgamento de Alexandre Paes dos Santos, preso em outubro pela Operação Zelotes.
Alexandre Santos é lobista. Os advogados de Santos defenderão a tese de que não há qualquer ilicitude na prática de ‘lobby’. Santos é acusado de beneficiar montadoras de automóveis com alteração de medidas provisórias e de atuação junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda, para abater multas de empresas aplicadas pela Receita.
Foi nesta operação que o filho do ex-presidente, Luis Cláudio, teve a sede de sua empresa alvo de uma ação de busca e apreensão.
Conforme os relatórios das investigações da Polícia Federal, conselheiros do Carf suspendiam julgamentos e alteravam votos em favor de determinadas empresas, em troca de propina.
Há indícios de que o esquema teve início em 2005. O prejuízo aos cofres públicos, apurado em todos os processos investigados, pode chegar a R$ 19 bilhões.
O Carf é formado por 216 conselheiros – sendo que a metade é composta por auditores fiscais concursados, representando a Receita Federal; a outra metade se compõe de pessoas indicadas por confederações e entidades de classe, representando os contribuintes.
A audiência para que Lula, Carvalho e Aleluia sejam ouvidos no caso foi marcada para o próximo dia 25 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *