CULTURA SUFOCADA PELO FOGO DO ABANDONO

 

 

12376826_10153104736306601_7352246124191890668_n

O incêndio começou,na tarde de hoje (21), por volta das 15h30 ,no primeiro andar do museu e se alastrou atingindo, principalmente, os últimos andares. O telhado foi bastante destruído pelas chamas. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, até momento, as informações são de que o acervo do museu não foi atingido. O local mais afetado pelo fogo, segundo o secretário, abrigava uma exposição temporária de cenografia.

Esse é o retrato fiel com que se trata a CULTURA , em Penanmbuco,no Nordeste e no Brasil.A diferença aí é que o povo está vendo e assistindo a destruição ardente,onde o fogo e a fumaça mostram,em forma de um grito sufocado como protesto, o lixo que os gestores públicos,não estão nem aí para cuidarem e dar a devida atenção de preservação aos museus,centros e instituições culturais.Em pernambuco,uma pessoa do núcleo duro do governo,disse-me que já é hora de se abrir a caixa preta do Funcultura, comandado pela Secretaria de Cultura e Fundarpe.Retirando a sujeira de cartas marcadas dos que se se locupletam,do incentivo financeiro publico que se trata de de dinheiro que pertence ao povo,e nao a determinados grupos privilegiados.Existem projetos apresentados por pessoas se utilizando de grandes nomes das artes,que parecem até que possui o mesmo sangue da figurante homenageado,nos projetos.Já são até chamados de “Herdeiros das Cinzas do Patrimônio Cultural Alheio”.Portanto tem um grupo tratando e frmatando esse dossiê,que será levado aos poderes constituídos. Comam e engulam essa tragicidade do fogo e das cinzas do patrimonio incendiado,pois talvez,assim,como,Fênix, a honestidade e seridade se levantem,bando de insensíveis comedores de impostos e raízes podres das árvores genealógicas,onde roubas babando-se as famílias,os frutos alheios.Tenho dito. 

Museu

O Museu da Língua Portuguesa abriu as portas ao público no dia 21 de março de 2006. Dedicado à valorização e difusão do idioma, considerado patrimônio imaterial, recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes em nos primeiros três anos de funcionamento, tornando-se um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

A equipe é formada por sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas. O museu foi montado pelo governo do Estado de São Paulo, em convênio com o governo do estado de São Paulo. Foram usados cerca de R$ 37 milhões para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauração do prédio da Estação da Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *