Dilma enfrenta protesto de canavieiros sexta-feira

O setor canavieiro já começou a se articular entre todas as associações de plantadores de cana nos estados do NE, para mostrar a insatisfação contra a presidente Dilma Rousseff, que ainda não pagou a subvenção para socorrer os agricultores dos efeitos da última seca na Região.

Em julho, completou um ano que a lei da subvenção foi sancionada e a validade termina em 2015. Se isso acontecer, 30 mil produtores ficarão penalizados. A União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), por meio do apoio direto da Associação dos Fornecedores de Cana de PE, órgão este que representa 12 mil canavieiros no Estado, já se articulam para realizar uma grande manifestação durante a visita da presidente Dilma à Federação da Indústria de Pernambuco (Fiepe) na manhã da próxima sexta-feira. Todas as associações de canavieiros do Nordeste já confirmaram a presença no protesto, inclusive a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas, maior estado produtor de cana do NE.

A agenda da presidente na Fiepe ainda não foi confirmada pela assessoria dela, mas setores ligados à indústria dão como certa a presença de Dilma. O encontro é reservado a líderes de vários setores produtivos e deve contar com a presença do ministro Armando Monteiro Neto.

A pauta definida é sobre o estímulo às exportações do Estado. “A revolta dos milhares de canavieiros nordestinos é enorme com a falta de palavra da presidente Dilma e por ter usado o segmento”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. O dirigente acusa a presidente de ter usado a dor e a confiança dos canavieiros, quando publicou uma lei há quatro meses das eleições presidenciais, para arregimentar apoio eleitoral do setor, mas sem a intenção de cumprir a lei da subvenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *