Quanto o Brasil enriqueceria se tivesse boa educação

Um estudo da OCDE mostra como o avanço da educação faria avançar a produção e as oportunidades para os cidadãos

FLÁVIA YURI OSHIMA

Cidadãos mais bem educados são mais produtivos, mais adaptáveis a mudanças de cenário, têm mais facilidade para absorver novidades e inovam mais. Isso tudo cria novas oportunidades para que todos, nessa mesma sociedade, prosperem. É difícil, porém, calcular quanto de educação resulta em quanto de enriquecimento. Num estudo apresentado em maio, a Organizacão para a Cooperacão e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) tirou do mundo abstrato a relação entre aumento de escolaridade e aumento de produção. A análise cruzou múltiplos fatores para mostrar como, a cada ganho de educacão em escala, cresce a projecão do PIB do país — ou seja, surgem novas oportunidades para os indivíduos. “A única forma segura de construir uma economia forte, à prova de intempéries no longo prazo, é assegurando nos cidadãos o desenvolvimento de habilidades sólidas, as técnicas e (as para administrar relações) humanas”, diz Jenny Bradshaw, gerente geral do Pisa, levantamento feito pela OCDE em 70 países para análise de desempenho escolar. “Os ganhos financeiros (a ser obtidos com melhor educação) em países com baixo nível de desenvolvimento é espantoso”, diz.

No Brasil, o impacto seria gigantesco. De acordo com o estudo, a universalização da educação até o fim do ensino médio poderia, entre 2030 e 2095, multiplicar o PIB por sete. Em valores de hoje, os autores do estudo calculam que esse PIB seria 70% superior ao atual.

A OCDE fez projeções de impacto econômico para quatro metas, que podem ser atingidas de forma independente uma da outra, para mais de cem países. A quinta projeção, em que há os maiores ganhos, é feita para países que conseguem universalizar duas das metas: o acesso ao ensino médio e o desenvolvimento de habilidades básicas de conhecimento em leitura, matemática, análise e interpretação de informações. As outras duas metas são: aumentar em 12 pontos a nota geral do país nas avaliações do PISA e assegurar a igualdade de gênero para o acesso à educação em qualquer nível (único quesito em que o Brasil vai bem).

Reunimos abaixo as cinco metas e as projeções de impacto econômico de dez países.

OS FRUTOS DA EDUCAÇÃO NO BOLSO
O estudo da OCDE calcula quanto a melhora da educação básica aumentaria a produção de cada país (o que, normalmente, eleva também o bem-estar da população). As projeções no quadro 1, logo abaixo, mostram quanto o PIB (Produto Interno Bruto, a produção final de um país num ano) aumentaria em termos reais, descontada a inflação, até 2095, caso a meta no alto de cada coluna seja alcançada até 2030.

QUADRO 1

Países 25 pontos a mais No PISA até 2030 Igualdade de gênero até 2030 Domínio de habilidades básicas em matemática, ciências e língua até 2030 Ensino médio para todos até 2030 Ens. Médio e aprendizado básico para todos até 2030
África do Sul 21% 2% 137% 23% 295%
Alemanha 30% 3% 9% 0% 9%
Argentina 27% 2% 55% 4% 64%
Bélgica 29% 4% 13% 1% 14%
Brasil 23% 4% 42% 14% 70%
Chile 27% 8% 28% 5% 35%
França 28% 2% 14% 3% 18%
Japão 29% 7% 6% 1% 7%
Reino Unido 30% 7% 12% 0% 12%
Estados Unidos 30% 1% 13% 0% 13%

 


 

Abaixo, as projeções da OCDE de quanto o PIB cresceria em termos nominais, ou seja, numa comparação direta entre o valor em 2015 e o valor em 2095, caso a meta de educação no alto de cada coluna seja alcançada até 2030.

QUADRO 2

Países 25 pontos a mais No PISA até 2030 Igualdade de gênero até 2030 Aprendizado Básico completo até 2030 Ensino médio para todos até 2030 Ens. Médio e aprendizado básico para todos até 2030
África do Sul 239% 25% 1374% 271% 2624%
Alemanha 340% 41% 108% 0% 108%
Argentina 315% 22% 605% 47% 693%
Bélgica 334% 47% 151% 14% 166%
Brasil 260% 50% 467% 165% 751%
Chile 310% 28% 325% 59% 393%
França 322% 19% 166% 40% 209%
Japão 332% 86% 66% 17% 84%
Reino Unido 340% 82% 143% 0% 143%
Estados Unidos 340% 9% 153% 0% 153%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *