SARA inaugura novo sistema de abastecimento

A cidade de Riacho das Almas, no Agreste Central, inaugurou neste sábado (23) mais um sistema de abastecimento de água, fruto de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) e a Prefeitura da Cidade. A solenidade de entrega foi realizada no Sítio Dois Riachos, localidade beneficiada, pelo secretário Nilton Mota e pelo prefeito Mário da Mota.

O novo poço artesiano, que já conta com a atuação de um dessalinizador, equipamento que transforma água salgada em água potável por meio de um sistema de filtragem e pressurização, foi construído pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), tem capacidade para seis mil litros de água doce por dia e deverá beneficiar mais de 60 famílias. A manutenção do equipamento a partir da entrega fica por conta do poder municipal.

A cidade conta agora com 31 poços perfurados, 16 deles já com dessalinizadores. “Minimizar os efeitos da estiagem é um compromisso permanente do Governo do Estado. Sabemos das dificuldades tanto da população quanto dos gestores, mas nossa missão é transformar ameaças em oportunidades” destacou Nilton.

De acordo com o prefeito Mário, o sentimento dos riachenses é só de gratidão por tudo que vem sendo feito na cidade pelo governador Paulo Câmara e seu secretariado. “Estamos acompanhando a crise hídrica em todo o país, mas o diferencial de Pernambuco está no empenho e no desejo dos gestores de verem as coisas acontecerem” disse.

Já o secretário de Agricultura de Riacho das Almas, Naelson Beserra, se emocionou ao falar das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que convivem com a estiagem. “Só quem vive aqui sabe da importância de um ato como este. Minha mãe, hoje com 94 anos, há tempos atrás andava sete quilômetros com baldes de água na cabeça. Hoje, graças ao trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, nossa realidade vem se modificando e mudando para melhor” explicou.

Durante a passagem por Riacho das Almas, o secretário também anunciou a limpeza de duas médias barragens e a construção de 600 cisternas, sendo 500 de placa (16 mil litros) e 100 do tipo calçadão (52 mil litros de caráter produtivo), no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *