Ministério nega relação de apagão com alto consumo


O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, descartou nesta terça-feira (4) que a falha registrada mais cedo, e que provocou falta de energia em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, esteja relacionada com o aumento do consumo de energia nas últimas semanas, provocada pelo calor.

“[A falha no fornecimento de energia registrada nesta terça] não tem nada a ver com estresse do sistema”, disse Zimmermann durante entrevista coletiva na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Ele não soube informar, porém, o que provocou o apagão, que deixou milhões de pessoas sem luz na tarde desta terça. Segundo ele, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda apura a causa.

Em nota, o ONS informou mais cedo que a falha que provocou o apagão foi registrada às 14h03 na rede de transmissão de energia que liga o Norte ao Sudeste, entre a cidade de Colinas (TO) e a região da Serra da Mesa (GO), e provocou a interrupção no fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts).

“Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema”, diz a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *