Futuro por Al Gore

    Antônio Campos  

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz de 2007, apresenta, em seu novo livro, seis principais desafios para o nosso mundo em mudança. Segundo Al Gore em seu livro “O Futuro”, as seis mudanças principais são: uma economia global profundamente interconectada, uma rede eletrônica global que unirá não apenas seres humanos, mas também máquinas e aparelhos inteligentes, um equilíbrio maior na distribuição de poder entre países, o surgimento de políticas públicas globais, um novo conjunto de inovações biotecnológicas capazes de prolongar a longevidade e melhorar a produtividade das lavouras, e, por fim, uma mudança na relação das pessoas com a natureza.

É um mundo interconectado e em profunda mudança. Segundo ele, “É difícil até pensar com clareza sobre o ritmo das mudanças que enfrentamos hoje. Conforme explica a Lei de Moore, hoje um iPad tem capacidade de processamento superior à de um supercomputador existente há 30 anos.” E diz mais: “O número de dispositivos conectados já é superior à população do planeta. Por volta de 2020, 50 bilhões de aparelhos estarão ligados à internet”. 

É um novo período de hipermudanças marcadas por uma rede eletrônica global e por relevantes mudanças climáticas que desafiam a humanidade. Como conciliar e conviver com um mundo acelerado e conectado, preocupado com o crescimento, com um maior respeito e equilíbrio na relação com a natureza é uma bifurcação na estrada em que poderá levar a humanidade para a extinção ou para o futuro. A ONU instituiu 2005/2014 como a Década das Nações Unidas para a Educação do Desenvolvimento Sustentável. 

Após escrever “Uma Verdade Inconveniente – o que devemos saber e fazer sobre aquecimento global”, o novo livro “O Futuro” de Al Gore oferece um mapa de um mundo que se avizinha, elaborado por alguém que vem demonstrando grande sensibilidade por pensar à frente do seu tempo alertando a humanidade para os grandes desafios do seu tempo.

Antônio Campos
Advogado, Escritor, Editor, Membro da Academia Pernambucana de Letras e Curador da Fliporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *