Tudo sobre a Fliporto 2013, na fala de Antônio Campos

Tudo sobre a Fliporto 2013, no discurso de Antônio Campos

Prefeito de Olinda Renildo Calheiros; Coordenador do Congresso Literário Mário Helio Gomes; Coordenador da Fliporto Criança e Nova Geração Antônio Nunes, Coordenador da Fliporto Gastronomia Eduardo Côrtes, Curador da Fliporto Antônio Campos, Presidente da Academia Pernambucana de Letras Fátima Quintas, Presidente da União Brasileira de Escritores Alexandre Santos

Acompanhe todas as novidades e fique por dentro de tudo que lhe oferece a 9ª. Festa Literária Internacional de Pernambuco, a partir da  fala do Curador Antônio Campos, na coletiva de imprensa realizada nesta quinta, 17 de outubro de 2013, na Casa Fliporto em Olinda.
Na foto: Prefeito de Olinda Renildo Calheiros; Coordenador do Congresso Literário Mário Helio Gomes; Coordenador da Fliporto Criança e Nova Geração Antônio Nunes; Coordenador da Fliporto Gastronomia Eduardo Côrtes; Curador da Fliporto Antônio Campos; Presidente da Academia Pernambucana de Letras Fátima Quintas; Presidente da União Brasileira de Escritores Alexandre Santos.

FLIPORTO 2013

Antônio Campos

1. A FLIPORTO

Do começo em Porto de Galinhas às praças e ruas de Olinda, a Fliporto se consolidou como uma das Festas Literárias mais plurais, democráticas e inclusivas do Brasil. Sendo desde há muito transmitida online e em tempo real pela internet.

Quando ainda era realizada em Porto de Galinhas, Antonio Skármeta (conferencista em 2009) escreveu três canções inspiradas na Festa. Numa delas ele dizia:

“si te gusta leer
tendrás gran placer
en noviembre de pronto
comienza Fliporto”

Assim tem sido. Novembro – há nove anos – é o mês da festa das letras, da Fliporto, sinônimo do diálogo que a literatura constrói com um público ávido pelo encontro marcado com grandes escritores.

Aos temas permanentes da literatura se acrescentam as inquietações contemporâneas. E de conversa em conversa, de palestra em palestra, lições preciosas de vida e imaginação têm sido ouvidas de centenas de autores. Como Eduardo Galeano, Camille Paglia, Inês Pedrosa, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, José Luis Peixoto, Derek Walcott, Robert Darnton, Contardo Calligaris, Ricardo Piglia, Alberto Manguel, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Ariano Suassuna, Marcus Accioly, Ronaldo Correia de Brito, Raimundo Carrero, Nélida Piñon e muitos e muitos outros.

A mudança de Porto de Galinhas para Olinda em 2010 deu-se para facilitar o acesso do público e aproximá-lo ainda mais dos autores. Para que todos pudessem desfrutar de uma programação de alto nível sem maiores esforços de deslocamento e custos. A Festa cresceu muito a partir de então, contribuindo não somente para a disseminação do conhecimento e a formação de plateia, mas para a economia, o turismo da cidade onde acontece.

O espírito cosmopolita que nutre uma festa internacional como a Fliporto esteve sempre associado ao gosto pela identidade cultural e as raízes. Desse modo é que com declarado orgulho, a cada ano isso se refletiu nos temas e nos autores homenageados. África, América Latina, Portugal e Espanha estiveram presentes na festa com a homenagem a alguns dos seus autores mais ilustres, e com a presença de grandes nomes contemporâneos. João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Gilberto Freyre, Nelson Rodrigues. José Lins do Rego é o nosso homenageado deste ano.

Não por acaso, as grandes questões do passado e do presente vêm sendo também tratadas por romancistas, contistas, poetas, historiadores, antropólogos, sociólogos, filósofos. Em alguns momentos, houve antecipações notáveis, como na escolha do tema “Oriente”, a Fliporto trouxe escritores como Tarik Ali e Joumana Haddad, em pleno “calor da hora” da Primavera Árabe.

Outra característica que marca a originalidade da Fliporto é a aposta em novos talentos. Seja ao eleger para estar nas suas mesas de destaque autores, que sendo ao tempo ainda pouco citados no Brasil, logo foram premiados e reconhecidos como por um público mais amplo.

Com estrutura muito dinâmica, sempre procurando inovar e renovar-se, a Fliporto promoveu, antes de qualquer outra festa literária no Brasil o diálogo da literatura com as artes. Cineastas, músicos, quadrinistas, atores, psicanalistas, engenheiros, médicos, mostraram como a literatura não é um compartimento estanque nem mero “sorriso da sociedade”.

No mesmo espírito sem preconceitos e integrado ao pop e às novas tecnologias, a Fliporto ousa, provoca, experimenta. Tem segmentos infanto-juvenis, ecológicos, digitais, gastronômicos e de cinema e vem promovendo concursos de poesia em vídeo e Twitter, como o concurso TOC 140.

A Fliporto que é uma rede cultural, mantém na Casa Fliporto um projeto social e cultural permanente, atendendo mais de 700 crianças por mês e a programação da Festa Literária, em novembro, será totalmente gratuita ao público.

2. A FLIPORTO 2013. QUALIDADE E GRATUIDADE GARANTIDAS.
Fizemos alguns ajustes pontuais para adequar o evento a perda de um patrocínio master, que devolvemos por iniciativa própria, e ao cenário macroeconômico adverso para patrocínios de empresas. Contudo, a qualidade de um belo evento literário está garantida, como também a gratuidade ao público.
Fizemos cortes. Podemos citar 10, entre outros:

Na programação literária, que tiveram o número de painéis e participantes reduzidos;
Eliminamos algumas tendas físicas, como a Tenda do Telão;
Abrimos um programa de voluntariado. Usaremos cerca de 100 voluntários, afora equipe própria de produção que foi reduzida em parte;
Programação dos outros braços da Fliporto com menores números de atividades, mas com qualidade;
Fliporto Criança e Nova Geração com programação de 15 a 17 de novembro – Menos 01 dia;
CINEFliporto apenas com 02 sessões diárias, à noite;
Terceirização da Praça de Alimentação e Café Literário, que levou a diminuição de custo;
Diminuição da folheteria com utilização de QRcode e aplicativo.
Serviço de translado gratuito em parceria com o Shopping Tacaruna para Fliporto, que entrou como apoio;
Desenvolvimento de ações promocionais de terceiros que diminui o custo próprio de produção com: Banco Itaú, Brasil Kirin, Café Santa Clara, Vitarella, Shineray, Frisco, Focca, Maurício de Nassau.

Podemos citar 10 novidades ou diferenciais da Fliporto 2013:
Gratuidade total no Congresso Literário, cuja inscrição começa hoje pelo nosso site;
Usabilidade tecnológica – Utilização de QR Code e aplicativo para diminuição de folheteria;
Criação do programa de voluntários da Fliporto;
Criação da Fliporto Cordel. Homenageado J. Borges;
CINEFliporto – Cinema ao ar livre;
Terceirização da Praça de Alimentação (trará mais qualidade);
Instalação de um café na Fliporto;
Exposição José Lins do Rego – Editora José Olympio;
Instalação da Rádio Fliporto durante o evento;
Realização de atividades patrocinadas como: SESI, CPRH, Lubienska e promocionais de terceiros já citadas.

Continuam na Fliporto:
Infraestrutura de qualidade para atender ao público circulante no evento de 90 mil pessoas;
Transmissão ao vivo das palestras do Congresso Literário;
Climatização da Feira do Livro;
Climatização do Congresso Literário;
O compromisso social da Casa CLILO e Casa Fliporto, aqui em Olinda.

A Fliporto 2013 primará pela qualidade e fará uma bela 9ª edição, em novembro. Venham conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *