Lula: ”É preciso recuperar o PT”

O PARTIDO ESTÁ PERDIDO E A MILITÂNCIA SEM FÔLEGO E FORÇA DE OLHAR E IR PARA A  RUA

Lula durante discurso hoje em ato do PT em São Paulo Foto: Heinrich Aikawa / Instituto Lula Lula durante discurso hoje em ato do PT em São Paulo

Em ato em São Paulo, ex-presidente diz que o partido não tem razão de se esconder e conclamou a militância a voltar às ruas com a estrela vermelha símbolo do partido

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou a militância a recuperar o Partido dos Trabalhadores (PT) durante ato promovido pela legenda, neste sábado, no centro de São Paulo. Lembrando que a necessidade de recuperação do partido foi um pedido do ex-ministro Luiz Gushiken feito vários amigos no hospital, morto ontem, Lula disse que o PT não pode ser apenas uma legenda para disputar as eleições, mas sim um partido que deve organizar a luta do povo brasileiro ’24 horas por dia’.

O ex-presidente disse ainda que o PT não tem que se esconder, referindo-se às manifestações em todo o país realizadas em junho passado. Para Lula, o partido poderia ter puxado e liderado as manifestações. Segundo ele, os protestos não eram contra ele, a presidente Dilma Rousseff ou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, mas sim por melhorias de vida da população.

— O partido foi feito para ficar 24 horas por dia ajudando a organizar a luta do povo brasileiro. Se tem um partido nesse país que não tem que se esconder, esse partido é o Partido dos Trabalhadores, porque foi na rua que ele nasceu — afirmou Lula, em ato promovido para discutir questões relativas ao estado de São Paulo.

VOLTAR ÀS RUAS

O ex-presidente convocou os militantes paulistas a voltar a sair às ruas com camisa vermelha e a estrela símbolo do partido no peito.

— Precisamos voltar a ter orgulho do nosso partido — disse. — A gente não tem que ter vergonha, porque as críticas que eles fazem ao PT é pelas nossas virtudes e não pelos nossos defeitos. Esse é ano de luta e de briga, e o ano que vem, mais ainda. E todo mundo aprendeu que a gente não ganha nada se a gente ficar cochilando — completou.

No ato, o ex-presidente abordou a disputa para o governo do estado de São Paulo em 2014, que deve ter como provável candidato pelo PT o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Olhando para o ministro, Lula disse que não podia falar sobre eleição porque teve que pagar do próprio bolso uma multa imposta pela Justiça Eleitoral de R$ 15 mil, e atacou o PSDB, que governa o estado há anos.

— São Paulo merece dar uma chance a São Paulo, tirando os tucanos do governo — disse. — Esse estado precisa recuperar a autoestima. É grande demais para ser governado por um passarinho que tem voo curto e bico grande. Esse estado merece uma constelação — disse Lula.

Ao final do ato, Lula brincou.

— Espero que não me multem, porque eu não falei de eleição, pelo amor de Deus. Já está faltando dinheiro do leite lá em casa. Quando a dona Marisa começar… — afirmou o ex-presidente.  (De O GLOBO – Marcelle Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *