Jarbas destaca livro que expõe documentos secretos da ditadura

A publicação do livro “Confidencial: Documentos Secretos da Ditadura Militar”, do escritor, advogado e anistiado político Hiram Fernandes, foi saudada, ontem (26), pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). “A obra é indispensável para se compreender as várias facetas aterrorizantes da ditadura militar implantada no Brasil em 1964”, disse o senador.

Com dois volumes e um DVD, o livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), contém depoimentos e 170 documentos inéditos coletados em órgãos oficiais, que apresentam dados relacionadas à história de Pernambuco e do Brasil durante o regime militar (1964-1985).

Entre outros registros, o livro traz o depoimento de Miguel Arraes (1916-2005), preso na Ilha de Fernando de Noronha após ser destituído no Palácio das Princesas de suas funções de governador pelo governo militar.

“Não capitulou. Os militares queriam que ele, ou renunciasse ou mudasse o secretariado, e desse uma nota de apoio ao movimento de insubordinação que assumiu o poder no Brasil. Mas ele não aceitou nem uma nem outra sugestão: saiu preso do Palácio das Princesas”, sublinhou Jarbas Vasconcelos.

O peemedebista observou, ainda, que a relação dos personagens mencionados no livro é expressiva, com muitos nomes conhecidos nacionalmente e outros que tiveram destaque no âmbito estadual, entre eles, o governador de Sergipe, João Seixas Dória, e o prefeito do Recife, Pelópidas da Silveira, ambos cassados pela golpe de 1964.

As histórias relatadas por Hiram Fernandes começam na década de 1950 e se estendem até 1985, quando a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República pôs fim ao regime militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *