Continente é encontrado sob as praias das Ilhas Maurício

  • Fragmentos de terra conhecida como Mauritia ligava Madagascar à Índia e afundou sob as ondas quando as duas massas se separaram
  • Descoberta foi feita a partir da análise de grãos de areia de milhões de anos trazidos para a superfície por atividade vulcânica recente
  • Estudo foi publicado esta semana na revista ‘Nature Geoscience
  • <br />
Sob as paradisíacas praias das Ilhas Maurício reside um microcontinente que já uniu Índia e Madagascar<br />
Foto: Divulgação
Sob as paradisíacas praias das Ilhas Maurício reside um microcontinente que já uniu Índia e Madagascar Divulgação
Sob as águas do Oceano Índico, abaixo das ilhas Reunião e Maurício, residem vestígios de um continente antigo, há muito escondido, segundo pesquisa de uma equipe internacional liderada pelo norueguês Trond Torsvik publicada na edição desta semana da revista “Nature Geoscience”.

A equipe de pesquisadores analisou as areias das praias dessas ilhas, formadas a partir da erosão de rochas vulcânicas que eclodiram nove mil anos atrás. Junto com essa areia, os cientistas encontraram minerais de zircão e areias antigas, típicas de crostas continentais, com idades entre 660 e 1.970 milhões de anos, o que sugere a existência de fragmentos de um antigo microcontinente abaixo das ilhas. As peças devem ter sido trazidas para a superfície por atividade vulcânica recente.

O microcontinente conhecido como Mauritia se separou há cerca de 60 milhões de anos, quando Madagascar e Índia se destacaram, segundo os pesquisadores, e ficou escondido embaixo de uma grande quantidade de lava.

O desmembramento dos continentes é frequentemente associado a fenômenos geológicos conhecidos como as plumas mantélicas, bolhas gigantes magma que sobem das profundezas da Terra para suavizar as placas tectônicas. Quando a zona de ruptura fica na extremidade de uma massa de terra (neste caso Madagascar e Índia), fragmentos desta massa pode permanecer separada, como no caso de Mauritia.

fonte:oglobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *