Em 30 de março de 1853, nasceu Van Gogh, um dos maiores pintores pós-impressionistas de todos os tempos
Filho de um pastor da Igreja Reformada, Van Gogh chegou a estudar teologia em Amsterdã e dedicou seis meses de sua vida a evangelização, trabalhando com mineiros pobres na Bélgica. O artista também morou na França e na Bélgica. Durante sua vida, pintou mais de 400 telas.
Quando trocou Paris por Arles, uma cidade ao sul da França, Van Gogh passou a se dedicar mais intensamente a pintura e a trabalhar junto com Paul Gauguin. Após um período de boa convivência, os dois pintores começaram a se desentender, até que durante uma discussão, Van Gogh teria atacado Gauguin com uma navalha, o que encerrou a parceria entre os dois grandes artistas.
Logo após esse episódio, Van Gogh foi diagnosticado com depressão e cortou o lóbulo da própria orelha esquerda durante uma crise. Internado em um hospital e, depois em um asilo, o artista numa deixou de pintar. Em seguida, foi morar perto da casa do seu irmão, aonde chegou a pintar um quadro por dia.
Após um tratamento com médico Paul Gachet, um especialista experiente em acompanhar alguns artistas da época, Van Gogh melhorou e se mudou para Auvers-sur-Oise, a noroeste de Paris. Em 1890, uma piora em seu estado de saúde fez o artista tomar uma decisão drástica: atirar contra o próprio peito. Encontrado por amigos, Van Gogh, que tinha 37 anos, passou as últimas 48 horas de sua vida conversando com seu irmão. O caixão de Van Gogh foi coberto por girassóis, flor que ele amava e que pintou em “Os Girassóis”, uma de suas obras-primas.
Fonte:
InfoEscola-Van Gogh