Nasce o pintor holandês Vincent Van Gogh

Em 30 de março de 1853, nasceu Van Gogh, um dos maiores pintores pós-impressionistas de todos os tempos

Nasce o pintor holandês Vincent Van Gogh
Autorretrato de Van Gogh (Reprodução/AFP)
Nascido no dia 30 de março de 1853, Vincent Van Gogh foi um dos maiores pintores pós-impressionistas de todos os tempos, mas seu talento só foi reconhecido após sua morte. O artista holandês vendeu apenas uma pintura durante sua vida, sendo sempre sustentado pelo irmão Theodorus, de quem era muito próximo. Hoje, seus quadros estão entre os mais caros do mundo.

Filho de um pastor da Igreja Reformada, Van Gogh chegou a estudar teologia em Amsterdã e dedicou seis meses de sua vida a evangelização, trabalhando com mineiros pobres na Bélgica. O artista também morou na França e na Bélgica. Durante sua vida, pintou mais de 400 telas.

Quando trocou Paris por Arles, uma cidade ao sul da França, Van Gogh passou a se dedicar mais intensamente a pintura e a trabalhar junto com Paul Gauguin. Após um período de boa convivência, os dois pintores começaram a se desentender, até que durante uma discussão, Van Gogh teria atacado Gauguin com uma navalha, o que encerrou a parceria entre os dois grandes artistas.

Logo após esse episódio, Van Gogh foi diagnosticado com depressão e cortou o lóbulo da própria orelha esquerda durante uma crise. Internado em um hospital e, depois em um asilo, o artista numa deixou de pintar. Em seguida, foi morar perto da casa do seu irmão, aonde chegou a pintar um quadro por dia.

Após um tratamento com médico Paul Gachet, um especialista experiente em acompanhar alguns artistas da época, Van Gogh melhorou e se mudou para Auvers-sur-Oise, a noroeste de Paris. Em 1890, uma piora em seu estado de saúde fez o artista tomar uma decisão drástica: atirar contra o próprio peito. Encontrado por amigos, Van Gogh, que tinha 37 anos, passou as últimas 48 horas de sua vida conversando com seu irmão. O caixão de Van Gogh foi coberto por girassóis, flor que ele amava e que pintou em “Os Girassóis”, uma de suas obras-primas.

Fonte:
InfoEscola-Van Gogh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *