O ministro da Segurança Institucional garantiu que o governo está preparado para neutralizar qualquer risco
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen,, afirmou neste domingo (30) que será “fácil” garantir a segurança na posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Apesar disso, afirmou que agentes não descartam ameaças contra o evento.
“O fundamento e a sustentação das ameaças vai estar no resultado do inquérito da Polícia Federal. Nós não temos o direito de descartar nenhuma delas, nem de avaliar se esta ou aquela é mais ou menos grave. Nós estaremos preparados sempre para fazer frente a qualquer uma das ameaças”, disse o ministro.
A equipe de segurança reconhece que existe um elemento a mais nesta posse, já que Bolsonaro foi vítima de tentativa de homicídio durante a campanha eleitoral, mas afirmam que há preparo para neutralizar os riscos.
Carro aberto
Bolsonaro decidirá no dia da posse, na terça-feira (1) se vai desfilar de carro aberto ou não. O futuro ministro-chefe da GSI, general Augusto Heleno deve conversar com o presidente eleito, mas afirmou que a decisão final é dele.
Neste domingo foi realizado o segundo e último ensaio da posse, simulando o percurso entre a Catedral, na Esplanada do Ministérios, até o Congresso Nacional, onde o militar vai subir a rampa com autoridades. A avaliação da equipe de cerimonial é a de que tudo ocorreu conforme combinado.