Agentes não descartam as ameaças contra a posse, afirma Etchegoyen

O ministro da Segurança Institucional garantiu que o governo está preparado para neutralizar qualquer risco

Agentes não descartam as ameaças contra a posse, afirma Etchegoyen
                                                                                            Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen,, afirmou neste domingo (30) que será “fácil” garantir a segurança na posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Apesar disso, afirmou que agentes não descartam ameaças contra o evento.

“O fundamento e a sustentação das ameaças vai estar no resultado do inquérito da Polícia Federal. Nós não temos o direito de descartar nenhuma delas, nem de avaliar se esta ou aquela é mais ou menos grave. Nós estaremos preparados sempre para fazer frente a qualquer uma das ameaças”, disse o ministro.

Etchegoyen falou sobre o tema após ensaio da cerimônia de posse. Ele foi questionado se há real ameaça do suposto grupo terrorista que reivindicou uma tentativa de atentado em uma igreja de Brazlândia, região administrativa de Brasília, na madrugada de Natal. Sobre o tema, ele não entrou em detalhes. “Eu não comento a investigação” e em seguida confirmou a fala do jornalista “a ameaça é real”.

A equipe de segurança reconhece que existe um elemento a mais nesta posse, já que Bolsonaro foi vítima de tentativa de homicídio durante a campanha eleitoral, mas afirmam que há preparo para neutralizar os riscos.

Carro aberto
Bolsonaro decidirá no dia da posse, na terça-feira (1) se vai desfilar de carro aberto ou não. O futuro ministro-chefe da GSI, general Augusto Heleno deve conversar com o presidente eleito, mas afirmou que a decisão final é dele.

Neste domingo foi realizado o segundo e último ensaio da posse, simulando o percurso entre a Catedral, na Esplanada do Ministérios, até o Congresso Nacional, onde o militar vai subir a rampa com autoridades. A avaliação da equipe de cerimonial é a de que tudo ocorreu conforme combinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *