Fundaj institui Brigada de Incêndio a partir de fevereiro

 

Equipe, que será composta por dez bombeiros civis, vai atuar no combate a incêndios, prevenção de sinistros e atendimento de primeiros-socorros nos campi da instituição

Em mais uma iniciativa que visa garantir a proteção do patrimônio público e a segurança dos colaboradores e visitantes, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) passa a contar, a partir de fevereiro, com uma Brigada de Incêndio. O grupo vai atuar no combate a princípios de incêndio, na prevenção de sinistros e no atendimento de primeiros-socorros nos campi e edifícios da instituição.

Prevista pelas Normas Brasileiras de Regulamentação (NBR), a implantação da Brigada vem acompanhada da elaboração de um Plano de Emergência contra Incêndios. “É essencial para uma instituição com o porte da Fundaj ter um grupo de profissionais treinados e capacitados para prevenir, combater e se antecipar frente a qualquer risco de incêndio. É uma ação que preserva a vida e o bem estar de visitantes, colaboradores e do rico patrimônio material guardado pela instituição,” afirma o presidente da Fundação, Antônio Campos.

Além de ficar de prontidão para inibir possíveis focos de incêndio, a equipe ajudará na prevenção. “São profissionais qualificados, treinados periodicamente, que vão avaliar, no dia a dia, os equipamentos e apontar os pontos falhos, desprotegidos”, ressalta o coordenador de Serviços Gerais e Segurança (Serge) da Fundaj, João Evangelista. Ele lembra que além de resguardar equipamentos como cinemas, museus e biblioteca, a equipe também busca conter danos ao meio ambiente.

A Brigada será composta por dez bombeiros civis, que se revezarão por 24 horas na sede, em Casa Forte, nos campi Apipucos e Derby e no Cinema do Porto Digital. Os profissionais serão distribuídos conforme as especialidades e a realidade de cada local.