O presidente Jair Bolsonaro foi internado, na madrugada de hoje, em um hospital em São Paulo por causa de uma obstrução intestinal. Ele foi levado à capital paulista após sentir dores abdominais durante férias em Santa Catarina.
Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom) informou que o presidente passa bem. Bolsonaro já havia enfrentado o mesmo problema há cerca de seis meses. Em uma publicação no Twitter, o presidente disse que é possível que precise passar por uma cirurgia.
A obstrução intestinal é um bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino. Em 2018, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro sofreu uma facada que perfurou o intestino grosso; desde então, o presidente já passou por quatro cirurgias em decorrência do episódio.
ocorre quando há o bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino. O motivo do bloqueio pode estar associado a diferentes condições médicas.
“Obstrução intestinal é qualquer impedimento relacionado a passagem do bolo fecal pelo intestino, seja no intestino fino, que é o intestino delgado, seja no intestino grosso”, explica a gastroenterologista Maíra Marzinotto.
Alimentação e exercício são importantes para prevenir problemas intestinais: os hábitos de vida e alimentares provocam até 95% dos casos de prisão de ventre. É importante incluir fibras na alimentação, ingerir água, praticar exercícios físicos e respeitar a vontade de evacuar.