Representantes do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) e de outras entidades ligadas aos direitos humanos estiveram, ontem, no Palácio do Campo das Princesas. O grupo esteve na sede do Governo de Pernambuco para protocolar um pedido de afastamento do novo Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo. As informações são da CBN Recife.
As entidades denunciam que o gestor, que está há pouco mais de uma semana substituindo Pedro Eurico, impediu membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura de Pernambuco e do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco de fazerem uma inspeção no presídio de Itaquitinga, na última terça-feira.
Há semanas, a unidade prisional vive sob denúncias de tortura e maus-tratos. Mulheres e mães de detentos, inclusive, passaram dias em vigília na porta do presídio na tentativa de impedir mortes. A inspeção seria justamente para saber como está a situação no local por que há denúncias de ameaças de morte, esquema de corrupção e extorsão, circulação de armas de fogo e facas entre os presos. Houve até protesto entre os detentos, no começo do mês, por causa disso.