Elas costumam ir às águas quentes do Nordeste para reprodução
Duas baleias jubarte morreram em menos de 24 horas no litoral de Salvador, bastante visitado por animais dessa espécie nesta época do ano para reprodução.
Na sexta-feira, um desses mamíferos de quase 15 metros de comprimento e 39 toneladas morreu depois de encalhar em uma praia do bairro de Coutos, na capital baiana. O animal foi encontrado com vida durante a manhã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu, apesar dos esforços de vários moradores da região para tentar recolocá-la no mar.
No dia anterior, outra jubarte morreu encalhada na praia do bairro de Plataforma, também em Salvador, a apenas oito quilômetros de distância de Coutos.
Especialistas do Instituto Baleia Jubarte, que acompanha há 30 anos a visita dos mamíferos à costa da Bahia e que analisam as causas da morte dos mamíferos aquáticos, disseram que a presença dos animais na região é comum nesta época do ano. Entre julho e novembro, as baleias deixam a Antártida na busca de águas mais quentes para reproduzirem.
Durante a temporada de reprodução, cerca de 20 mil baleias passam pelo litoral baiano. Neste ano, esses animais se aproximaram também de outras regiões, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
*Com informações da Agência EFE