Baleias jubartes morrem encalhadas em praia da Bahia

Elas costumam ir às águas quentes do Nordeste para reprodução

Baleias jubartes encalham na Bahia Foto: Wikimedia

Duas baleias jubarte morreram em menos de 24 horas no litoral de Salvador, bastante visitado por animais dessa espécie nesta época do ano para reprodução.

Na sexta-feira, um desses mamíferos de quase 15 metros de comprimento e 39 toneladas morreu depois de encalhar em uma praia do bairro de Coutos, na capital baiana. O animal foi encontrado com vida durante a manhã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu, apesar dos esforços de vários moradores da região para tentar recolocá-la no mar.

No dia anterior, outra jubarte morreu encalhada na praia do bairro de Plataforma, também em Salvador, a apenas oito quilômetros de distância de Coutos.

Especialistas do Instituto Baleia Jubarte, que acompanha há 30 anos a visita dos mamíferos à costa da Bahia e que analisam as causas da morte dos mamíferos aquáticos, disseram que a presença dos animais na região é comum nesta época do ano. Entre julho e novembro, as baleias deixam a Antártida na busca de águas mais quentes para reproduzirem.

Durante a temporada de reprodução, cerca de 20 mil baleias passam pelo litoral baiano. Neste ano, esses animais se aproximaram também de outras regiões, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

*Com informações da Agência EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.