No vídeo deste post, os Green, um casal de geeks britânicos dos anos 80, mostram como era “simples” se conectar a Prestel, uma espécie de videotexto interativo britânico, usando seu computador e seu modem e como enviar correios eletrônicos a outros usuários do sistema.
Outros usos de seu computador era armazenar uma lista do que tinha na geladeira, uma planilha de telefones e endereços, e o processador de textos, ainda que o mais interessante parece mesmo trocar mensagens com outros usuários da Prestel.
É verdade que em 1984 (logo ali) já existia o e-mail de Internet tal e qual conhecemos, mas seu uso estava fundamentalmente restrito ao âmbito universitário, de modo que o público geralmente usava estes sistemas proprietários que por norma geral formavam uma espécie de ilhas isoladas de onde não era possível enviar mensagens a usuários de outros sistemas.
Com o tempo a maioria dos sistemas foi implementando passarelas para comunicar com outras plataformas on-line, ainda que ao final seria a natureza aberta da Internet que acabou com esses sistemas proprietários.
Um detalhe curioso do vídeo é que naquela época não era ainda habitual a existência de computadores nas casas, de modo que ante a pergunta de por que tinham comprado ela responde que estão muito interessados na nova tecnologia e que não querem ficar para trás, pois não acham que seja só para os jovens.
Outro detalhe muito curioso ao final do clipe é a transmissão de software via áudio… Isso para não falar do uso do telefone de disco para entrar no sistema.
Fonte: LuisãoCS, Físico e Engenheiro Eletrônico, via Negócio Digital.